Uma situação recorrente nos dias atuais são os casos de violência contra a mulher, desde agressões verbais até assassinato. Embora as mulheres conquistem a cada dia o seu espaço na sociedade, quando a análise é voltada a à classe pobre, verifica-se grandes desigualdades sócias sociais e mulheres ou até jovens se submetendo a à condição de prostituição para ajudar monetariamente o orçamento familiar.
As deficiências no sistema educacional do país ocasionam às jovens um desinteresse aos estudos. Muitas dessas não completam sequer o ensino médio, dessa forma não garantem o seu lugar no mercado de trabalho e(,) com isso, submetem-se ao mundo da prostituição(,) podendo assim, ser alvo de violência.
Além disso, as desigualdades sociais aumentam ainda mais a probabilidade das mulheres e das jovens de ingressarem na prostituição. A necessidade de obtenção de renda para o sustento familiar as forçam a venderem o próprio corpo. Dessa forma, facilitam as ações de violência dos homens, aumentando a cada dia os casos de estupro e assassinato.
Enfim, muitas situações de violência contra a mulher é são resultado da deficiência no sistema educacional e das desigualdades sociais verificadas em todo o território nacional. O governo precisa direcionar maiores investimentos para o setor da educação, além disso, promover programas de incentivo a à qualificação profissional para que as jovens alcancem maiores posições no mercado de trabalho. Dessa forma, elas não precisarão se submeter a à prostituição e assim, muitos casos de violência contra a mulher serão solucionados.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, ao emprego da crase e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, no entanto parte da argumentação ficou muito restrita: não são apenas as mulheres prostitutas que estão sujeitas à violência.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |