Antigamente a mulher era vista como sexo frágil perante a visão de alguns homens, hoje isso mudou um pouco(.) para grande parte deles, porém(,) a mesma ela atualmente ainda é vista como ameaça de gênero, ou seja, as conquistas delas das mulheres trouxeram consequências agravantes graves e desagradáveis para o raciocínio masculino.
O machismo por sua vez, entra na problemática como uma característica definida por ideias preconceituosas sobre o valor e comportamento da mulher na sociedade.
O que entristece é conviver com a realidade de que essas ideias se tornam ações de violência, como por exemplo: estupro, violência doméstica, abuso no meio profissional e(,) entre outros. Tais práticas são relatadas em jornais, revistas e outros canais de comunicação, dos quais nos confirmam essa drástica realidade. Vale ressaltar que a violência moral e física deve ser denunciada pelas agredidas, pois essa iniciativa é primordial para a aplicação da lei Maria da penha.
Sendo assim, é preciso fortalecer as punições para os considerados “machistas violentadores”, mas também si se faz necessário necessária a criação de projetos como medida educadora para aqueles que estão e serão punidos, (.) aliás(,) a prevenção deve ser considerada de extrema relevância para a concretização da diminuição dos atos e atitudes criminosas contra a mulher.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao emprego devido de pronomes relativos e preposições, à concordância de gênero (masculino e feminino) e à objetividade nas frases.
O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial, sem explorar dados e informações atuais e relevantes para a discussão do assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |