Deve-se analisar, primeiramente(,) que, os vários tipos de violência sofridas pelas mulheres, tais como: física, psicológica e sexual(,) são crimes, e precisam ser denunciados pelas vítimas*.
É necessário frisar, por outro lado(,) que, as mulheres vêm lutando e conquistando seus direitos ao longo dos anos , no entanto, o machismo prevalece de forma absurda,devido a à formação das famílias(,) na qual nas quais o líder da casa é o homem e a mulher fica destinada a cuidar da casa, filhos e marido, (.) com isso, eles se acham superiores às mulheres e essa formação é passada de geração em geração.
Sendo assim, é preocupante são preocupantes os relatos mostrados pela média mídia sobre abuso sexual de adolescentes e assédio de mulheres no ambiente de trabalho, onde nos quais os agressores geralmente culpam a vítima pelo ocorrido, alegando que quando isto acontece(,) na maioria as vezes(,) é causada pela a causa seria a maneira como elas se vestem, falam ou insinuam com gestos provocantes.
Não se pode esquecer que, a solução para acabar com essas situações depende da conscientização da população(,) onde que deve ser reeducada para agir de forma respeitosa com as mulheres; e o governo (deve) criar campanhas que incentivem às as vítimas a denunciar qualquer tipo de violência ocorrida, procurando uma delegacia próxima ou ligando para o número de emergência, 190.
Consequentemente, a lei foi feita para ser respeitada, e caso não seja, deve ser o agressor deve ser punido; e assim, a cada dia, a mulher consegue que seus direitos sejam respeitadas respeitados.
Comentários do corretor
* O texto foi iniciado como se já houvesse uma argumentação prévia. É preciso, antes de mais nada, introduzir o assunto ao leitor, antes de começar a discorrer sobre o mesmo.
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino), ao emprego da crase e de pronomes relativos.
O texto aborda o tema proposto de forma clara e crítica, mas a estrutura textual precisa ser revisada, respeitando introdução, desenvolvimento e conclusão. Também é possível explorar melhor elementos e informações sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |