O ano de 1975 foi considerado pela Organização das Nações Unidas(ONU), como o Ano Internacional da Mulher por consequência do reconhecimento da igualdade de gênero, além do combate à discriminação. Não obstante, muitas cidadãs ainda são violentadas, dentre as principais causas destaca-se o machismo, visto que entre os diversos tipos de agressões a sexual(,) em consonância com a psicológica(,) são comuns na sociedade brasileira.
Uma pesquisa realizada com jovens de 16 a 24 anos mostrou que 78% dessas cidadãs já foram vítimas de assédio em locais públicos, sendo que 31% delas já sofreram abuso dentro do transporte comunitário. Existem aqueles que culpam as mulheres por essas agressões afirmando que ao usar decote, elas estão se oferecendo para os homens e por isso merecem ser estupradas. Em protesto a essa ideia muitas cidadãs postaram fotos em redes sociais com a legenda"não mereço ser estuprada"(,) colocando em pauta a importância do respeito ao próximo.
Vale ressaltar também que dentro das empresas insultos e humilhações(,) aliados a à desigualdade de salários entre homens e mulheres, além das condutas que são exigidas dessas cidadãs em sociedade(,) auxiliam na violência psicológica que elas sofrem diariamente, sendo que muitas se sentem menosprezadas e inferiores, (.) esse conjunto de fatores colaboram para a ocorrência de problemas psicológicos como a depressão.
A cultura machista, portanto, continua existindo na sociedade(,) ape
sar das tentativas de dizima-la, (.) isso se deve a conservadores que não aceitam pensamentos contraditórios daqueles àqueles nos quais cresceram acreditando. Bom seria não apenas que alguns membros da sociedade mudassem suas condutas em relação a à aceitação da igualdade de gênero(,) como também que o governo investisse em programas a fim de educar as crianças no princípio da isonomia de todos os cidadãos, (.) nesse sentido(,) as mulheres deveriam se conscientizar e procurar ajuda assim que forem violentadas.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural), ao emprego da crase, de pronomes relativos e de preposições.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e coerente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |