Acontecimentos recentes trouxeram à tona a discussão sobre a violência contra a mulher. Embora os abusos sexuais, físicos e verbais contra mulheres não tenham surgido nas últimas décadas, os meios de comunicação contemporâneos divulgam esses casos de modo como nunca antes foi feito.
Há, no Brasil e em vários outros países, uma cultura do estupro: alguns indivíduos defendem que o comportamento inapropriado ou o modo de vestir-se demasiadamente revelador é a causa das agressões. Dizem que as vítimas convocam os agressores e(,) portanto(,) são as verdadeiras culpadas pelo crime. Não só é um argumento logicamente inválido, visto que o culpado pelo crime sempre é o indivíduo que comete o crime, como (é) inconsistente(,) uma vez que a Constituição de 1988 permite que os cidadãos vistam-se como quiserem.
O estupro(,) além de traumatizar a vítima(,) ainda dissemina doenças sexualmente transmissíveis, muitas vezes para crianças. Uma tragédia como essa, ocorrendo durante a fase da formação individual e da autoestima, pode ter efeitos devastadores sobre a sociabilidade e sobre a vida desses indivíduos. Percebe-se assim que estupros precisam ser tratados com extrema seriedade e eficiência, preservando a integridade das crianças e o futuro de nossa sociedade.
Cristiane Brandão, professora de Direito Penal da UFRJ, diz que a sociedade patriarcal e machista é responsável pelo fato de que 9% das mulheres que foram vítimas de violência doméstica acreditam ter merecido a agressão. Outro reflexo das mazelas dessa sociedade é a baixa representatividade feminina em cargos públicos. Ironicamente pensa-se que as mães e avós que criaram muitos dos eleitores atuais não são confiáveis ou competentes o bastante para zelar pelos bens públicos.
Conclui-se, portanto, que a solução para o problema parcialmente coincide com as soluções de outros problemas nacionais, como a baixa escolaridade de muitos brasileiros. Precisa-se de investimentos em educação e campanhas de valorização da mulher para combater o machismo e o patriarcalismo da sociedade brasileira.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação.
Bom texto! Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, explorando citações e informações pertinentes ao assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9.5 |
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