A cultura do machismo está presente na sociedade brasieira. Ela é uma das causas da violência contra a mulher e das desigualdades de gênero. (,) Colocando o gênero feminino como sendo inferior ao masculino.
Devido ao modelo de família no Brasil ser patriarcal, há uma idéia (de) que o homem é o chefe da família, então os outros membros devem obediência à a ele. Essa visão é estimulada pela ideologia cristã e evangélica. (,) A qual reforça a crença de subordinação da mulher. Mas dentro ou fora do círculo familiar, os índices de violência, seja ela sexual, física, psicológica, ou moral, são alarmantes. E pode-se ressaltar que os índices são inferiores à realidade. Por medo, vergonha ou culpa, muitas mulheres não denunciam os agressores.
Muitas vezes, o tipo de vestimenta e o comportamento feminino são julgados e condenados como errados e inadequados. Por exemplo, voltar tarde de uma festa e beijar várias pessoas é considerado, por muitas, inadequado para as moças direitas(,) enquanto para os homens é normal. Esse julgamento diferenciado é originado da criação. (,) E gera o depósito de culpa na vítima, como se o sexo masculino não conseguisse se controlar e que a mulher devesse se recatar e preservar para não provocá-lo.
As mulheres devem ser respeitadas e ouvidas como cidadãs, que têm direito à segurança e ao próprio corpo. Portanto, a cultura do machismo deve ser combatida, e o modo mais eficaz é a educação. A conscientização de que qualquer forma de violência é inadmissível, por meio de campanhas nas escolas, nas ruas e pelos meios de comunicação. Além da punição e do tratamento dos agressores, e do auxílio sócio-psicológico às vítimas.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras, à pontuação e ao emprego da crase.
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica, coerente e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |