Desigualdade de gênero
Em 1994, o Brasil assinou o documento da Convenção Interamericana para previnir, punir e erradicar a violência contra a mulher, que não é um fato contemporâneo, mas sim, histórico. Em Na Roma antiga as mulheres já sofriam discriminação e violação de direitos, não podiam votar e nem exercer cargos públicos. Se isso já não bastasse, hoje as mulheres são as principais vítimas de violência física, sexual e psicológica.
Todos os dias milhares de mulheres sofrem estupros, maus tratos, crimes, pressões e humilhações. No geral(,) 70% dos estupros são cometidos por parentes, namorados ou amigos da vítima. Um fator que contribui para a impunidade e crescimento da violência se dá quando a mulher não denuncia o crime a à polícia, por terem filhos ou anos de convivência com o agressor. Muitas têm medo de(,) após a denúncia, acontecer algo pior com ela ou seus familiares.
As leis no Brasil não ajudam muito. Pessoas que não têm passagem pela polícia, podem se livrar do flagrante, pagar fiança e ir embora. Sabendo dessas brechas, muitas mulheres se sentem inseguras em denunciar. Quantos boletins de ocorrências têm que ser feitos para que o agressor seja preso? Quantos casos já assistimos nos telejornais de denúncias que foram feitas, mas que o culpado foi solto e matou a mulher ?
A violência contra a mulher é um problema que merece a atenção de todos. As autoridades têm que mudar essas leis para combater a impunidade dos que cometem tais práticas. A pessoas tem que deixar os conceitos antigos de que a mulher é sexo frágil ou inferior, até porque, esta se apresenta cada vez mais presente na sociedade, desempenhando papéis importantes em vários setores.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao emprego da crase e de preposições e à concordância de número (singular e plural).
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |