Atualmente tem sido muito discutido discute-se muito, sobre como ainda nos dias de hoje o machismo (ainda) é tão persistente na sociedade. As mulheres lutaram muito para conseguir seus direitos por meio do movimento feministas no século XX, mas se engana quem acredita que foi o suficiente. A luta pela igualdade de gêneros é uma batalha cotidiana para as mulheres.
Não está presente no DNA dos homens, uma superioridade sobre as mulheres. O preconceito vem de uma cultura histórica, onde em que não era contida nas leis a igualdade de gêneros. Por isso, ainda nos dias de hoje, são poucas as mulheres que ocupam cargos requisitados na sociedade.
Isso também se dá, por que porque(,) mesmo com a criação de leis em defesa da igualdade de gêneros, há uma deficiência em suas aplicações. As mulheres são vistas pelos empregadores como vulneráveis, e não só encontram dificuldades para adentrar ao mercado de trabalho, mas como também para serem promovidas e bem pagas. É comum ver mulheres e homens ocupando (os) mesmos cargos e com diferença salarial.
Além disso, deve-se levar em conta os fatores de segurança envolvidos nesse processo. Por serem vistas como frágeis, elas também são o maior alvo de criminosos. Segundo a o IPEA, o Brasil tem por ano 527 mil casos de estrupo, e 89% das vitimas, são mulheres. Sem contar, que muitos são casos não são identificados, o que dificulta mais na solução do problema.
Fica evidente, portanto, que as mulheres ainda têm que lutar diariamente para combater o preconceito. Isso não só pelos costumes herdados de uma sociedade limitada, como também a falta de aplicação das leis vigentes na sociedade. É necessário que as diretrizes governamentais sejam rígidas ao punir pessoas e órgãos que vão contra (a) igualdade de gênero. Além disso, é preciso que a sociedade se conscientize de que homens e mulheres podem ocupar (os) mesmos cargos e exercerem (as) mesmas funções.
Comentários do corretor
Atenção à objetividade (evite frases redundantes), à pontuação, à concordância de número (singular e plural), ao emprego de advérbios (onde é apenas de lugar) e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, coerente e crítica, explorando informações pertinentes sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |