Ao longo da história, à a partir da Revolução Industrial(,) a mulher(,) que, em outrora, fora criada com a mera finalidade de prestar cuidados ao lar, foi conquistando seu espaço à partir da Revolução Industrial.
Nesse cenário, ainda que discretamente, algumas mulheres projetavam sua independência financeira(,) bem como a realização pessoal por meio do trabalho em fábricas e indústrias. Dessa forma, as conquistas e a luta das mulheres pelos direitos de igualdade, cada vez mais, ganham força na sociedade contemporânea.
Entretanto, para alguns homens, ainda prevalece uma cultura considerada machista, regida pela ideia de que a mulher deve-se deve se limitar às tarefas domésticas. Desse modo, na busca de autoafirmação de poder e acreditando assegurar sua masculinidade, muitos homens praticam a violência contra a mulher que opõe-se às suas regras.
Mas, porém, esse conceito errôneo e arcaico gera efeitos devastadores, criando nas vítimas, consequentemente, um sentimento de raiva e revolta, permeados por danos físicos e(,) principalmente(,) psicológicos.
Portanto, visto que a violência contra a mulher se tornou um grave problema sociocultural, deve-se primar pela educação e respeito à mulher desde cedo, introduzindo no início da vida escolar, conceitos de ensino, relacionados aos direitos da mulher.
Além disso, (deve haver) políticas de segurança, por meio de atendimento policial do sexo feminino ás às vítimas, para que as mesmas sintam maior conforto e apoio ao narrar o ocorrido.
Contundo Contudo, nenhuma medida será tão eficaz quanto a conscientização, na qual de que a mulher pode e deve ter total liberdade de escolha.
Comentários do corretor
*Não se usa ponto final em título.
Atenção à pontuação, ao emprego da crase, à grafia correta das palavras, ao uso de pronomes relativos e à estrutura e coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e crítica. No entanto, é possível explorar melhor elementos e informações sobre o assunto, que enriqueceriam a discussão.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |