Ao longo do tempo, a mulher vêm vem lutando arduamente pelos seus direitos, e(,) gradativamente, tem conquistado seu lugar na sociedade, (.) mas(,) infelizmente, mulheres por todo o mundo ainda sofrem com a violência, seja física ou verbal. Isso só demonstra que a desigualdade de gêneros ainda está presente nos dias atuais.
Essa realidade nos é apresentada diariamente por todos os meios de comunicação, homens que abusam e ultrapassam o limite do respeito, (.) na maioria dos casos, o agressor é alguém próximo, como um parceiro ou amigo, esse que deveria transmitir confiança, remete terror e insegurança a à vítima. Acham que a mulher deve ser um ser submisso e inferior à a eles, e com esse pensamento ignorante, agem com tremenda brutalidade quando são contrariados.
Uma pesquisa realizada pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), mostrou que a maioria dos brasileiros acham que certo tipo de roupa e comportamento influenciam, e com isso a mulher está “pedindo” para ser agredida, (.) tal justificativa, é(,) por sua vez, descabida e preconceituosa, qualquer forma de agressão jamais pode ser justificada.
Uma das medidas tomadas para combater está esta forma de violência, foi a criação da lei Maria da Penha, criada em 2006, com a finalidade de punir os agressores e prover proteção à vítima. Embora, a maioria das vítimas prefiram não denunciar, muitas vezes impedidas pelo medo, constrangimento, e até erroneamente, sentimento de culpa, é necessário necessária tal medida, só assim é possível deter e refrear essa violência que tanto assola a vida de milhares de mulheres.
Em suma, é preciso ressaltar que a descriminação discriminação de gêneros precisa ser fortemente combatida, os agressores devidamente punidos, e as vítimas dessa fatalidade, asseguradas de proteção governamental, com apoio médico, psicológico e legal. Só assim é possível termos uma sociedade mais justa e menos hostil.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, ao emprego da crase e à concordância de gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente com o ponto de vista defendido, crítica e com bom proveito de informações sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |