Desde o século XVIII(,) com a Revolução Francesa(,) os cidadãos foram às ruas em busca de direitos, liberdade e igualdade. Entre esses cidadãos incluíam-se também mulheres(,) que na época não possuíam quase nada de direito. E somente em 1970*, nos Estados Unidos(,) tivemos a luta pela liberdade feminina.
Porém essa liberdade veio sendo assistida ao longo dos anos com transformações, inclusão de leis e programas, mas ainda assim vemos em pleno século XXI o machismo arraigado em muitas situações. No Brasil(,) a primeira lei contra relativa à violência (contra) a mulher (Lei Maria da Penha) só entrou em vigor no ano de 2006(,) e a primeira presidenta da República foi no ano de 2010, demonstrando como foi longo e de demora o tempo para alguma inclusão.
Apesar das transformações(,) ainda assim muitas mulheres são vítimas de intolerância e abusos constantemente, porque os hábitos, no interior de cidades Estados (,) principalmente, (;) a forma de pensar e tratar a mulher continuam sendo os mesmos de 50 anos atrás. O machismo gerador para tanta violência é visto desde diferenças salariais até aquela velha ilusão de que a mulher nasceu para cuidar da casa, com aquele discurso vazio de que a mulher “leva mais jeito” e “lugar de mulher e é no fogão”.
Enquanto muitas pessoas continuarem a reproduzir tais falácias e não começarem a pensar na igualdade de gênero como fato real(,) ainda assim existirão mortes e muito preconceito. Colocar em prática o artigo 5º, I, da Constituição Brasileira(,) onde que afirma que homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações(,) já é o começo para desmistificar alguns pensamentos arcaicos existentes.
Comentários do corretor
* Essa luta é anterior a essa data. Começou com a Revolução Francesa. No Brasil, por exemplo, as mulheres podiam votar desde 1932. Como você escreveu, parece que a luta das mulheres é mais recente do que realmente é.Em 1970 teve início a luta por igualdade trabalhista nos EUA.
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, ao emprego correto de advérbios e pronomes relativos e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |