Mesmo tendo alcançado muitas conquistas, a mulher ainda é vista e tratada de acordo com os padrões do século XIX: um ser submisso por natureza, uma propriedade do homem, destinada para realizar atividades domésticas e cuidar dos filhos. Mulher é cidadã, mas não é respeitada como tal.
O machismo é a causa primordial da violência contra a mulher e um grande impulsor do preconceito. Contudo, mesmo favorecendo atitudes negativas e criminosas(,) é uma herança que se mantém viva na educação familiar de muitos brasileiros. E(,) dessa forma, o machismo persiste e triunfa porque é alimentado.
A violência se manifesta de diversas formas. Pode ser simbólica, física, psicológica. Analisando os fatos, observa-se que tanto no ambiente doméstico quanto no trabalho a mulher vivencia todas as formas de violência possíveis. Isso faz crer que, a diferença salarial, o assédio sexual, o estupro e a agressão são reflexos de uma antiga sociedade patriarcal. "Eu vejo o futuro repetir o passado.", já dizia Cazuza, se referindo a à falta de mudanças, aos mesmos erros cometidos.
Portanto, a violência contra a mulher é um erro que precisa ser reparado. O sentimento de superioridade dos homens e suas consequências não devem ser justificados. A culpa não deve ser posta na vítima. Em função disso, a educação familiar seria a base para o início da mudança social que deve existir.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e ao emprego da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e coerente. No entanto, é possível citar dados e informações pertinentes sobre o assunto que ajudam a enriquecer a discussão.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |