Muito se tem discutido sobre os atos de violência contra o sexo feminino. Sabe-se que à a mulher é visto vista pela sociedade, principalmente pelo lado machista, como um objeto frágil e sem poder. Mesmo após a criação da Lei Maria da Penha, no a qual coíbe a agressão doméstica e familiar contra a mulher, percebe-se ainda um grande índice de violência.
Não é do mundo contemporâneo essa reação sobre o lado feminino. Desde séculos passados, a mulher era vista como um ser reprodutivo, que deveria ser subordinada e mandada pelo seu marido, incapaz de expor suas opiniões, caso contrário, ela era punida. Com o avanço dos tempos, o sexo feminino buscou quebrar esse paradigma, lutando pelo seu direito igualitário perante o homem. Porém, ainda percebe-se uma desigualdade entre os dois sexos.
Decretada pelo Congresso Nacional e criada pelo ex-presidente Lula em 7 de agosto de 2006, a Lei Maria da Penha, teve o intuído intuito de aumentar o rigor das punições sobre crimes domésticos, que normalmente é são aplicadas aos homens no qual que violentam tanto fisicamente como emocionalmente uma mulher. Mesmo com a lei em vigor, é notório são notórias as taxas de crimes contra o sexo feminino. Muitos desses casos, estão envolvidos envolvem casais, no qual nos quais a esposa é agredida, e na maioria das vezes não procura apoio com medo de represaria represália do seu acompanhante.
Dessa forma, deve-se haver uma atenção maior por parte do Estado em detrimento a dessas vítimas. Apesar de a Lei Maria da Penha ajudar no combate a essa prática, ela não surtirá efeito sozinha. (,) deve haver a Criações Criação de grupos de apoio para aconselhar essas mulheres, junto com campanhas e propagandas para conscientizá-las. Com isso, haverá maior denúncia por parte das mulheres reprimidas, assim como prisões dos envolvidos nesses crimes.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao emprego da crase, à concordância de número (singular e plural), à grafia correta das palavras e à coesão e coerência das ideias.
O texto aborda o tema proposto, porém há trechos em que os termos foram mal empregados, o que tornou parte do texto incoerente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |