A frase “Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio que moverei o mundo”(,) de Arquimedes, ilustra o desejo de muitas mulheres que, ao longo do tempo, vêm lutando pela igualdade de direitos entre os gêneros. A sua baixa representatividade na política, o menor salário no mercado de trabalho se comparado aos homens e o aumento da violência exemplificam as adversidades enfrentadas pelas mulheres em seu cotidiano.
O estereótipo da mulher progenitora e submissa persiste na sociedade, com diferentes intensidades, devido à manutenção de uma herança patriarca em que o homem é responsável pelo sustento familiar, cabendo a à mulher o cuidado do lar e da criação dos filhos. Nesse contexto, a figura masculina sobrepõem-se à feminina, como sendo o a de maior importância.
Não obstante, os diversos meios de comunicação vêm favorecendo para a degradação da imagem da mulher à medida que a retrata em propagandas e filmes, por exemplo, como um objeto. Fato que é aludido em uma reportagem (da) BBC (British Broadcasting Corporation) que relata a polêmica em torno de uma propaganda de uma ótica espanhola.
Embora muito se tenha evoluído com relação a à posição equânime das mulheres juntos aos homens, e projetos de leis, como a lei Maria da Penha, vem sido vêm sendo criados com o objetivo de coibir e punir futuros abusos contra a mulher, percebe-se a fragilidade deste sexo com relação à sua proteção. Segundo o IPEA, 89% dos casos de estupros relatados à policia são de mulheres; sendo muitas vezes, a mulher acusada de ser a culpada, por apresentar um “comportamento inadequado”. Esse fato, só evidencia ainda mais o caráter machista da sociedade.
Nesse contexto, a criação de Leis que visem garantir o direito das mulheres; (,)assim como, a sua proteção, não resolvem totalmente a questão em si. O caráter machista persistente na sociedade só será mudado ao atingir o âmbito familiar, com a orientação das crianças pelos pais com relação à igualdade de direitos entre os gêneros. As escolas podem atuar também nessa conscientização por meio de cartilhas educativas etc. Assim, percebe-se a necessidade de uma mudança social na sua forma de pensar e uma reformulação de conceitos que devem ser transmitidos de pais par filhos.
Comentários do corretor
Atenção ao emprego da crase, à pontuação e às concordâncias verbal e de número (singular e plural).
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e coerente com o ponto de vista defendido, explorando bem elementos e informações pertinentes ao contexto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |