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Violência contra a mulher: por que o machismo persiste?

Enviada em: 05/07/2015

Status:

Corrigida
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  A frase “Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio que moverei o mundo”(,) de Arquimedes, ilustra o desejo de muitas mulheres que, ao longo do tempo, vêm lutando pela igualdade de direitos entre os gêneros. A sua baixa representatividade na política, o menor salário no mercado de trabalho se comparado aos homens e o aumento da violência exemplificam as adversidades enfrentadas pelas mulheres em seu cotidiano.

  O estereótipo da mulher progenitora e submissa persiste na sociedade, com diferentes intensidades, devido à manutenção de uma herança patriarca em que o homem é responsável pelo sustento familiar, cabendo a à mulher o cuidado do lar e da criação dos filhos. Nesse contexto, a figura masculina sobrepõem-se à feminina, como sendo o a de maior importância.

  Não obstante, os diversos meios de comunicação vêm favorecendo para a degradação da imagem da mulher à medida que a retrata em propagandas e filmes, por exemplo, como um objeto. Fato que é aludido em uma reportagem (da) BBC (British Broadcasting Corporation) que relata a polêmica em torno de uma propaganda de uma ótica espanhola.

   Embora muito se tenha evoluído com  relação a à posição equânime das mulheres juntos aos homens, e projetos de leis, como a lei Maria da Penha, vem sido vêm sendo criados com o objetivo de coibir e punir futuros abusos contra a mulher,  percebe-se a fragilidade deste sexo com relação à sua proteção. Segundo o IPEA, 89% dos casos de estupros relatados à policia são de mulheres; sendo muitas vezes, a mulher acusada de ser a culpada, por apresentar um “comportamento inadequado”. Esse fato, só evidencia ainda mais o caráter machista da sociedade.

   Nesse contexto, a criação de Leis que visem garantir o direito das mulheres; (,)assim como, a sua proteção, não resolvem totalmente a questão em si. O caráter machista persistente na sociedade só será mudado ao atingir o âmbito familiar, com a orientação das crianças pelos pais com relação à igualdade de direitos entre os gêneros. As escolas podem atuar também nessa conscientização por meio de cartilhas educativas etc. Assim, percebe-se a necessidade de uma mudança social na sua forma de pensar e uma reformulação de conceitos que devem ser transmitidos de pais par filhos.  

 

Comentários do corretor


Atenção ao emprego da crase, à pontuação e às concordâncias verbal e de número (singular e plural).

Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e coerente com o ponto de vista defendido, explorando bem elementos e informações pertinentes ao contexto.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente