Há cerca de um século, as mulheres pouco a pouco começaram a conquistar sua autonomia. Ingressaram no mercado de trabalho e ainda cuidavam da casa e dos filhos, que eram suas obrigações(,) segundo os padrões sociais. Mesmo após esse século, elas continuam enfrentando preconceitos sociais e são vítimas de violência todos os dias devido ao machismo que insiste em persistir.
O número de estupros femininos, de agressões domiciliares e os menores salários que elas recebem são exemplos que evidenciam a discriminação de gênero no Brasil. O nível de acesso a à educação de um país tem relação direta com essas taxas. Quanto mais desenvolvido(,) menores elas são, (;) quanto mais pobre(,) mais definido é o papel da mulher na sociedade. É uma ditadura comportamental que quem se recusa a seguir acaba sofrendo.
Ainda que se tenham leis, como a Maria Da Penha, o medo da mulher é grande em denunciar os abusos que sofre. A descrença na punição dos criminosos ou mesmo o medo de desestruturar a família inibem essa prática. Então(,) elas acabam sofrendo caladas, com conseqüências traumatizantes, que por vezes geram vícios como o alcoolismo.
A sociedade brasileira continua machista pela falta de informação que reina no país. É o que evidenciam os dados(:) de que os crimes são mais freqüentes entre pessoas de menor escolaridade, ou então a crença de que mulher que usa roupa curta merece ser estuprada. Um basta nessa discriminação deve ser imposto por cada um. Deveria haver mais segurança para a mulher falar, maior participação delas na economia, e na política(,) com (a) mesma igualdade que os homens têm. Assim se alcançará um país menos violento e mais integrado.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e ao emprego da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma coerente, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |