Um mal que afetá afeta não só o Brasil mas todo (o) mundo, é a violência contra a mulher(,) seja ela física ou moral, (.) Esta violência deve ser prevenida e combatida, por ações do Estado e da sociedade, pois vivemos em uma cultura machista, onde em que a mulher ainda é pouco valorizada e sofre com diversas espécies de abusos, que causam traumas como a depressão, fobias, tentativas de suicídio entre outros.
Várias mulheres são vítimas de violências, como o estupro,e a violência doméstica. Onde Em 90% dos casos de estupro as vítimas são do sexo feminino ,possuem em geral baixa escolaridade,são negras ou pardas, 70% das vítimas são crianças e adolescentes, que e muitas vezes sofrem os abusos dentro de casa, pelo fato do agressor ser alguém da família, ou é próximo dela a ela.
O Estado deve atuar na prevenção ,e na criação de mecanismos para que haja uma educação não sexista. (Deve ainda) Investir em um atendimento especializado e mais humano, para poder fornecer o amparo necessário a essas pessoas, e incentivar as denúncias de qualquer espécie de abuso contra a mulher, pois assim o agressor não se sente protegido pelo silêncio.
É necessário São necessárias mais leis como a do feminicídio, a lei Maria da Penha, para que o Brasil não viva em uma cultura do estupro, onde em que a mulher não tem voz nem meios para se defender. E que haja o apoio de toda a sociedade , para que se combata todas as formas de violência, e(,) assim(,) teremos um país totalmente democrático, mais justo e igual, e que o machismo acabe pois já fez muito mal.
Comentários do corretor
* Não se usa ponto final em título
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino), ao emprego de advérbios ("onde" deve se referir apenas a lugar, assim como "quando" apenas a tempo, entre outros) e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma coerente e crítica. No entanto é possível desenvolver um raciocínio mais claro e bem desenvolvido.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |