As mulheres indianas são submetidas a casamentos arranjados e muitas vezes sequer conhecem o noivo. As xiitas são obrigadas a usarem burca e são apedrejadas até a morte quando manifestam qualquer tentativa de controlarem suas próprias vidas. As brasileiras são vítimas frequentes de estupros e agressão doméstica, ouvem cantadas pelas ruas e, no campo profissional, ainda recebem salários menores do que os homens.
Não importa em qual lugar do mundo as mulheres estejam, elas sempre serão tratadas como seres inferiores, que não merecem respeito e muito menos dignidade. Recentemente a revista “Ciência e Cultura” abordou o tema da participação feminina na ciência. Pesquisas feitas revelaram que pouquíssimas mulheres foram reconhecidas pelos seus trabalhos científicos e, atualmente, a maior parte da população feminina engajada na ciência atua em áreas mais simples, como botânica e enfermagem, ao invés de astronomia, engenharia e medicina, áreas em que predominam os homens.
Além da inferioridade profissional, as agressões físicas e verbais também são comuns no cotidiano das mulheres. De acordo com a revista “Superinteressante”, grande parte dos homens acredita que as mulheres gostam de ouvir cantadas ao passarem pelas ruas, quando na verdade a maioria delas se sente intimidada pela atitude. A agressão doméstica e o estupro, apesar de serem crimes, quase nunca são denunciados, de forma que os agressores continuam impunes.
O machismo não deve ser justificado pelos hábitos culturais de uma sociedade e nem mesmo por religião(,) pois, acima de tudo, todo indivíduo merece respeito e liberdade. Uma mudança de hábitos se mostra urgentemente necessária para que todos possam conviver em harmonia, sem hierarquização sexual e respeitando os direitos de cada um. A cidadania deve ser exercida da mesma forma que é estimada por todos, pois uma sociedade igualitária só é utopia quando ninguém faz nada para mudá-la.
Comentários do corretor
Excelente texto. Informativo, bem exemplificado e desenvolvido, claro, coerente e crítico.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 10 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |