Vive-se em um século onde em que(,) mesmo que, aos poucos as mulheres venham conquistando os seus direitos perante a sociedade, ainda são os principais alvos de violências. Estas, que são geralmente praticadas pelos homens, demonstram assim que o machismo ainda persiste por falta de uma educação mais eficaz.
Elas ocupam cargos antes destinados exclusivamente aos homens, podem receber os melhores salários e, até mesmo se tornarem presidentas de um país, porém (a) grande maioria (das) mulheres sofrem algum tipo de agressão. Assim, (os casos de violência doméstica) representam cerca de 89% de violências contra elas,segundo um estudo do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica), (.) além disso(,) alguns acreditam que a vítima é a própria culpada por ser violentada sexualmente, uma vez que usam roupas com muito decotes e curtas,tal pensamento machista deve ser desconsiderado, pois no Oriente Médio(,) por exemplo, as mulheres se vestem com roupas muito longas e mesmo assim(,) segundo dados da ONU,lá é a região com maior números de casos de abusos sexuais contra o elas.
Desse modo, ao se observar se retroceder na história da humanidade(,) percebe-se que o machismo predominou na Idade Média, onde quando o sexo feminino era totalmente submisso ao sexo oposto e não tinha nenhum (direito), de acordo com a lei. Com isso, os anos se passaram e mesmo assim esse problema ainda prevalece de forma camuflada(,) embora exista a Lei Maria da Penha para punir os agressores, (.) no entanto(,) a melhor maneira de prevenir o machismo e as violências é a educação,já que aplicando no regime escolar os alunos e pais irão aprender que as mulheres precisam exercer seus direitos e serem respeitadas.
Portanto, para que o machismo e as violências contra as mulheres reduzam(,) é preciso preveni-los com uma educação mais eficiente . Além disso, há outras formas como investimentos públicos com palestras e passeatas nas ruas,com o intuito de orientar a toda a população de que(,) independentemente de sexo(,) somos todos iguais perante um a Constituição.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural), ao emprego devido de advérbios (de lugar, de tempo) e à coesão e coerência das frases.
O texto aborda o tema proposto, porém é possível desenvolver um raciocínio mais claro, bem estruturado e crítico.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 7 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |