Mulheres X machismo - Banco de redações


Violência contra a mulher: por que o machismo persiste?

Enviada em: 05/07/2015

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Atualmente as mulheres vêm conquistando o mercado de trabalho e o seu patamar na sociedade(,) mas infelizmente a desigualdade ainda é muito grande. A mulher exerce diversas funções: trabalha, estuda, cuida da casa, dos filhos é protetora, amorosa ... Enfim(,) são inúmeras as qualidades das mulheres(,) mais mesmo assim seu esforço e dedicação ainda não é tão reconhecido e valorizado na sociedade.

O número de casos de violência contra a mulher e é muito grande(,) cerca de 89% das mulheres são vítimas de estupro, violência doméstica entre outras, mas o número de casos que chega a conhecimento da polícia e é mais assustador ainda(,) pois só cerca de 10% dos casos são denunciados a à polícia*.

Em casos de estrupo as mulheres podem sofrer diversas consequências(,) desde uma gravidez indesejada, contrair uma DST ou até morrer. Muitas vezes os homens culpam as mulheres por usarem roupas curtas e(,) assim(,) dizem que elas estão pedindo para serem estupradas, mais mas as mulheres têm a livre escolha de vestir o que quiserem, não são suas roupas que vão definir seu caráter.

A lei Maria da Penha foi criada para defender as mulheres contra a violência machista(,onde assim seus agressores podem ser punidos. Foi criado também o aborto legal(,) onde quando a vítima   de estrupo pode optar em abortar a criança. Mesmo com a criação de algumas leis que defendem os direitos das mulheres(,) elas ainda têm medo de denunciar, pois muitas vezes elas são ameaçadas ou sentem vergonha de falar.

 E quando a violência ocorre em casa(,) e é mais difícil ainda elas denunciarem, por que porque elas não querem que seus companheiros sejam presos, elas acreditam que a punição pode ser diferente(,) como por exemplo: fazer algum tratamento psicológico, frequentar grupos de ajuda ou até mesmo prestar serviços à comunidade. Mais Mas isso com certeza não vai mudar o pensamento do homem machista(,) o que vai mudar realmente é a prisão(,) pois assim ele terá mais tempo para refletir e mudar seus atos.

Diante do quadro preocupante em que as mulheres têm medo de denunciar(,) é preciso que sejam criados criadas campanhas que conscientizem (sobre) a importância de denunciar, realizar acompanhamentos médicos com essas vítimas e passar para elas a confiança, porque assim elas terão a atitude de denunciar e não se calar.

Comentários do corretor


* Para dar credibilidade à argumentação, cite a fonte dos dados citados.

Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, ao emprego da crase, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino) e à coesão frasal.

O texto aborda o tema proposto de forma objetiva, coerente e crítica. Atente-se apenas às questões gramaticais e À clareza das fontes de informações.

Continue exercitando sua escrita.

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente