Sabe-se que no Brasil, atualmente, ainda perdura um sério problema que afronta à a boa convivência entre os sexos: o machismo. Cenário, muito bem exemplificado pelos elevados índices de estupro e violência contra a mulher no país, (.) segundo pesquisas, se continuar nesses índices(,) em torno de vinte por cento da população feminina será estuprada, (.) (a) gravidade é tanta, que leis foram feitas para coibir tais atos(,) como, a lei Maria da Penha, mas nenhuma destas obteve grandes resultados. Por isso, é necessário (o) desenvolvimento de outros projetos, porém desta vez focados para o cerne da questão.
Primeiramente, as raízes do machismo em grande maioria estão baseadas em fatores culturais. Sendo (a) grande maioria da sociedade conservadora, com a unidade familiar patriarcal, estas características acabam gerando demasiado enfoque ao sexo masculino em detrimento do feminino. Além disso, as mídias(,) principalmente nos desenhos(,) reforçam essa ideia, (.) por exemplo, geralmente em desenhos o personagem principal e o mais ativo é o masculino(,) enquanto aos femininos são secundários e ofuscados pelo brilhantismo do "mocinho".
Segundo, outro fator que contribui é a impunidade. Tanto por conivência da sociedade quanto do Estado(,) que deixam irresponsavelmente esse problema crescer. Este(,) por falta de cobrança na aplicação das leis e na justiça; e a sociedade (,) por ser responsável pelos baixos números de denúncias, esta, além, (e por) deixar muitos criminosos impunes, (o que) dificulta na obtenção de dados e na elaboração de projetos mais decisivos.
Fica claro, portanto, que a questão do machismo exige medidas concretas. Nesse cenário, ONGs e escolas devem trabalhar na cultura, principalmente na educação(,) focar no ensino de princípios morais. Além disso, o Estado deve criar e aplicar com mais rigor leis como a Maria da Penha, (.) no mesmo sentido, ele(,) junto com as mídias através das propagandas(,) devem conscientizarem a principal peça para a solução: a sociedade, que deve fazer a parte mais importante: (,) que é denunciar. Assim, com tudo isso, o principal ponto deverá ser atingido(,) que é criar uma sociedade mais justa para ambos os sexos.
Comentários do corretor
Atenção ao emprego da crase, à concordância de número (singular e plural), à pontuação e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente com o ponto de vista defendido, além de explorar dados pertinentes ao assunto que enriquecem o debate.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |