Prevenir ou remediar ? - Banco de redações


Favelas no Rio de Janeiro: o que há além do muro?

Enviada em: 13/05/2009

Status:

Corrigida
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No Brasil, os problemas sociais estão cada vez mais, visíveis para nós, cidadãos brasileiros. Mais um dos problemas que mais assolam a população são as favelas. Em algumas cidades, as favelas apresentam um aumento desestruturado, que resulta em casas com condições desumanas e respectivamente, condições de vida miseráveis, como é o caso das favelas do Rio de Janeiro.
Mais o que as pessoas, muitas vezes não enxergam é que, por traz de tudo isso, há um grande desequilíbrio social, econômico e governamental. Quando analisamos as favelas além do que elas nos mostram, vemos com clareza que, realmente, os favelados não tem culpa da situação em que se encontram, pois eles só procuram algum teto para se abrigar, e não se importam com as condições do meio. Por outro lado, o governo, ao invés de solucionar a raiz do problema, tenta remediar a situação com projetos equivocados, como a construção de muros, para separar a favela da Mata Atlântica e impedir que ela avance para outras áreas, por que alguns proprietários de imóveis dizem que a presença de favelas desvaloriza as propriedades. Esse dinheiro que o governo gasta na construção de muros, poderia ser revertido em projetos para melhorar a educação dentro das favelas, por que só quando se investir pesado em educação, teremos um avanço em todos os aspectos, sejam econômicos ou sociais, teremos uma melhoria geral no Brasil.

As favelas do Rio de Janeiro, são um caso a ser tratado com extrema urgência pelos governantes, e não é com a construção de um muro ou algo do tipo, que sanaremos esse grande problema. É preciso enxergar além do muro, pois estamos tratando de seres humanos, e não animais que isolamos em um canto qualquer. Prevenir para não remediar, esse é o caminho.

Luiz Henrique Neves Bonifácio - 15 Anos

Nova Ubiratã, Mato Grosso.

 

Comentários do corretor


1: Cuidado com o uso da vírgula. Ela nunca separa sujeito de predicado.

2: Evite a repetição de palavras. Elas tornam seu texto cansativo e desinteressante. Procure por sinônimos no dicionário para suprir esse problema.

3: Fique atento à grafia das palavras. Mas é conjunção adversativa e mais é advérbio de intensidade. Cuidado para não fazer confusão.

4: Respectivamente indica que uma ideia vem em sequência de outra. A palavra certa para utilizar em seu texto é consequentemente. Fique atento ao uso de advérbios e escolha o que melhor se encaixa no raciocínio proposto.

5: Cuidado com a concordância nominal. O certo seria "os favelados não têm"

6: O uso deste "ela" deixou seu texto ambíguo, pois o  leitor não tem como saber se você menciona a favela ou a Mata Atlântica.

7: Fique atento para o uso do "Por que", pois quando ele estiver no meio da frase, dando justificativa de algo (sinônimo de pois) ele é escrito junto, ou seja, porque.

8: Cuidado com o uso do pronome relativo, pois ele deve fazer clara alusão a um termo já utilizado anteriormente.

9: Evite marcas da oralidade. Pegar pesado é gíria e, como tal, deve ser suprimida do seu texto. Em uma dissertação, o correto é utilizar a norma culta, formal e objetiva da Língua Portuguesa.


Avaliação Geral: Luiz Henrique, você demonstra ter conhecimento sobre o tema proposto, contudo, ainda precisa melhorar a estrutura do seu texto, primando por parágrafos completos, com ideias desenvolvidas. No que diz respeito ao vocabulário, você ainda comete muitos erros de repetição e grafia. Mas é algo que pode ser rapidamente sanado com o uso de um bom dicionário e também com o auxílio de uma gramática. Continue escrevendo para nós e produzindo suas redações, pois apenas com o exercício da escrita você pode melhorar.

Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 0.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 0.5
NOTA FINAL: 4


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente