O machismo não é algo recente, pois possui raízes na antiga cultura greco-romano. Naquela época mulheres não se importavam com as atitudes machistas, porque não tinham acesso ao conhecimento. À A partir da metade do século XX, elas passaram a ter acesso ao conhecimento e conhecer principalmente a filosofia. Com isso começaram a reivindicar seus direitos nas áreas politicas, trabalhistas e sociais.
Nos dias atuais vemos em nosso meio a presença de idéias totalmente machistas e preconceituosas(,) apesar de acontecerem várias manifestações, sejam elas na mídia ou nas ruas, conscientizando a população machista de que essas idéias são totalmente desnecessárias e irrelevantes.
A violência contra a mulher(,) seja ela de forma verbal, física ou sexual(,) está num momento de queda gradativa, graças a planos do governo e novas criações de leis que garantem uma punição adequada ao agressor. Uma das leis que favorece a mulher é A Lei Maria da Penha, que apesar de possuir uma certa deficiência(,) oferece apoio as às vítimas de violência, fazendo com (que) elas possam denunciar o indivíduo.
As pessoas machistas deveriam ter consciência (de) que em pleno século XXI as coisas mudaram e não são mais como eram a há 500 anos atrás. Um homem não possui direitos de cometer qualquer ato de violência contra uma mulher, só porque ela veste algum tipo de roupa que ele julga ser inadequada, por causa de suas crenças, ideais ou raízes. Mulheres e homens devem ter direitos igualitários, pois são(,) acima de tudo(,) apenas seres humanos.
Comentários do corretor
* Não se usa ponto final em título
Atenção à pontuação, ao emprego da crase e à grafia correta das palavras.
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente. No entanto é possível desenvolver uma argumentação mais abrangente e informativa, com dados sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |