O crime de ser mulher
Desde antigas civilizações as mulheres eram vistas como objeto sexual e sem direitos, sendo que esta visão se perpetua como uma cultura, passada de geração a geração(,) determinando um ciclo de violência contra esse gênero.
Um dos principais motivos da violência contra mulher é o fato desta estar ganhando espaço no mercado de trabalho, se tornando financeiramente independente do marido, o que muitas vezes faz com que o homem se sinta impotente. Essa concepção vem da ideia de que o homem é o responsável por manter as despesas financeiras e as mulheres pelas atividades domésticas,uma verdadeira cultura, que(,) quando contrariada(,) é repreendida e punida com agressão.
Segundo o Mapa da Violência de 2012 entre a década de 90 e o ano de 2010, foram assassinadas cerca de 91 mil mulheres, o que mostra que o número de violência contra a mulher vem aumentando de forma considerável nesses últimos 20 anos, colocando o Brasil na sétima colocação dos 84 países com o maior índice de violência contra a mulher.
De acordo com esse resultado alarmante(,) a presidente Dilma Rousselff sancionou em março a lei do feminicídeo feminicídio(,) que contribuirá com a segurança das mulheres e dará suporte a à lei Maria da Penha.
Uma das grandes dificuldades em combater essa violência é o fato da maioria das mulheres não denunciarem o caso as às autoridades, por medo, por dependência financeira ou pelo fato de acreditar que é responsável pela violência sofrida. De acordo com pesquisa realizada pela Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça(,) revela que 80% das mulheres agredidas não querem que o autor da violência seja punido com prisão.
Antes de tudo é necessário quebrar essa cultura machista e incentivar as mulheres a denunciarem os casos de violência contra mulher e(,) acima de tudo(,) punir os agressores de acordo com as leis de proteção contra a violência a à mulher.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao emprego da crase, à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, além de explorar dados importantes sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |