A marcha contra o machismo - Banco de redações


Violência contra a mulher: por que o machismo persiste?

Enviada em: 04/07/2015

Status:

Corrigida
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"Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça/ é ela menina que vem e que passa/ num doce balanço/ a caminho do mar". Este trecho da música "garota de Ipanema",composta por Vinícius de Morais e Tom Jobim, valoriza a beleza feminina, através da idealização da mulher. Todavia, o atual machismo e o patriarcalismo histórico enraizado no Brasil comprometem a ascenção social da imagem feminina na sociedade brasileira, além de impulsionar ideologias depreciativas, agressões físicas e verbais.

O papel da mulher na sociedade brasileira e no mundo abrange não só o ambiente político como também o espaço cultural. Carmen Miranda-cantora de rádio com grande popularidade nos Estados Unidos e no Brasil- foi a principal responsável pela divulgação da música popular brasileira internacionalmente nas décadas de 30 e 40 do século XX. Por sua vez, Dilma Rousseff e Angela Merkel ocupam lugares de destaque na política mundial; a primeira é a presidente de uma das nações emergentes na América Latina, a segunda é a chefe de Estado de uma das economias mais sólidas da União Europeia. No entanto, o tradicionalismo conjugado ao machismo -ambos muitos enraizados na sociedade brasileira- possibilitam a presença não só de agressões físicas contra as mulheres como também sua discriminação.

Segundo a Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, 80% das vítimas de estupros não querem que seus agressores sejam presos. Isso se deve à submissão da figura feminina frente ao homem, seja ele o pai, seja o marido. Além disso, 58,5% dos entrevistados pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) em 2014, culpam as vítimas de estupro de incitar a violência sexual, por não saberem como se comportar ou se vestir adequadamente. Em protesto a tal idealismo, há a "marcha das vadias" (the slutwalk), movimento originado no Canadá em 2011, o qual mulheres usam lingeries, sutiãs ou blusas transparentes, fazendo da frase "eu não mereço ser estuprada" como um slogan.

Cabe à Família e ao terceiro setor o dever de reverter esse quadro. O terceiro setor-composto por associações que buscam se organizar para conseguir melhorias para a sociedade- deve conscientizar, por meio de palestras e grupos de discussão, os pais e os familiares das crianças para que discutam com elas sobre o respeito que se deve ter à figura feminina, a qual é o núcleo da Família e da sociedade. Dessa forma, a discriminação e a violência contra a mulher diminuirão.

Comentários do corretor


Atenção à concordância de número (singular e plural) e ao emprego de conjunções.

O texto apresenta boa argumentação e explora dados e informações interessantes sobre o assunto. No entanto, faltou um pouco mais de senso crítico na conclusão, que acabou ficando simples demais em relação ao restante da argumentação.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente