A partir do momento (em) que a mulher se vê na sociedade atual, ganhando cada vez mais notoriedade, adjetivos como ‘’ dona de casa’’ são cada vez menos intitulados a ela. Essa crescente ascensão fez com que questionamentos do passado fossem revelados, como a autoridade masculina exercida através da violência.
Através de fatos constatados e de debates, foi criada a lei Maria da Penha, cujo objetivo primário era proteger legalmente a mulher da violência física. Segundo dados do IPEA, nesses nove anos da criação da lei, a taxa de homicídios se manteve estável. E grande parte das mulheres reluta em denunciar o agressor, com quem tem um relacionamento afetivo, por acreditar que a denúcia poderia trazer mais desgaste ao ambiente familiar.
É preciso ressaltar que a criação de leis que assegurem a liberdade e a igualdade dos direitos da mulher é válida, porém, essa lei comete falhas ao avaliar somente o ato de punir. Pois(,) por mais que haja a punição, o relacionamento interpessoal entre ambos é o que de fato uni une vítima e agressor, e também é o que provoca a violência, por isso esse tema deveria ser mais abordado.
Uma campanha feita desde as escolas até as ruas sobre o tema, e até a volta da disciplina de direitos sociais nas escolas, ajudaria a clarear as diversas dúvidas dos jovens de hoje que precisam de uma direção. Como A criação de leis mais abrangentes, que de fato busquem resolver o problema através de um mediador, ou medidas sócio-educativas, são formas de tentar mudar a idéia que perduram desde o passado, e a partir daí, criar um futuro onde possa haver respeito e igualdade entre homens e mulheres.
Comentários do corretor
Atenção à concordância de número, à pontuação, à grafia correta das palavras e ao emprego de preposições.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e coerente com o ponto de vista defendido, explorando bem elementos e dados pertinentes ao assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |