Desde cedo, as crianças são ensinadas, mesmo que inconscientemente, a seguir um padrão datado ditado de como normal. Essa padronização sexista as torna futuros adultos incapazes de entender o que difere do que aprenderam como certo. Ou seja, acaba gerando a discriminação e o preconceito.
Tanto por costume, quanto por receio do desconhecido, o tema do homossexualismo é evitado por grande parte da população mundial. Ninguém está interessado no assunto, porque socialmente é um absurdo que duas pessoas do mesmo sexo se relacionem de forma amorosa.
Quando questionado a pessoas religiosas, a explicação é clara: está na bíblia, homem e mulher foram feitos para procriar e tudo que vá contra esse princípio é errado. Quando questionado aos pais, é um assunto proibido, porque seus filhos não podem ser influenciados por esse tipo de atitude.
A sociedade ainda precisa percorrer um longo e tortuoso caminho até entender que atração por outra pessoa não é algo que possa ser ensinado. Que a orientação sexual não prejudica em nada no caráter do ser humano, e que ninguém perde suas conquistas, apenas por ser quem é.
Portanto, sabendo que um grande passo para o entendimento de qualquer coisa é a desmistificação do mesmo, o modo mais favorável para a mudança é a educação. É a quebra da heteronormatividade que solidifica um padrão sexista e que impõe regras a algo tão abrangente quanto à a sexualidade humana.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à coesão frasal e ao emprego da crase.
Bom texto. Aborda o tema de forma clara, objetica, crítica, bem desenvolvida e coerente com o ponto de vista defendido.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |