O preconceito de orientação sexual e de gêneros no Brasil democrático e laico é uma ofensa à Constituição, a à liberdade de expressão e ao direito de escolha. Um debate muito importante, que talvez mereça muito mais que entre linhas entrelinhas.
Cada cidadão(,) diante de sua estrutura de vida(,) é responsável por suas atitudes e protegido pela lei que lhe concede o direito de escolher quem irá amar, como irá se relacionar e qual será o gênero.
Vivemos em uma sociedade mantenedora de dogmas eclesiásticos falsos e de citações e passagens mal interpretadas de livros religiosos, ideais que condenam atos como a liberdade sexual entre gêneros iguais e deturbam deturpam a homoafetividade como doença mental, o que nunca foi comprovado cientificamente. Sociedade mantenedora de pensamentos machistas viris que usurpam a felicidade em prol da falsa legitimidade da posterioridade.
O debate sobre o direito de escolha de orientação sexual é importante, porém, para prosseguir com o mesmo um debate tão importante como tal, é de extrema importância que o governo(,) como um representante laico do povo, fornece forneça educação de qualidade para que os cidadãos ao menos tenham argumentos plausíveis para rebater retóricas sobre escolhas e diferenças e tomem para si opiniões próprias sobre o que realmente é certo e se realmente a orientação sexual do próximo é mais importante que a felicidade do mesmo, pois, um povo sem instrução é manipulado facilmente por opiniões diversas sem ao menos formar a sua com a qualidade necessária.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural), à grafia correta das palavras e à objetividade nas frases.
O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial, sem aprofundar a argumentação e explorar elementos importantes em relação ao contexto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |