Liberdade de expressão, um direito conquistado a há mais de um século*. A sociedade(,) apesar de moderna, nos dias atuais, exige das pessoas um determinado comportamento. Com isso, várias pessoas com opção sexual diferente são discriminadas, sofrendo(,) assim, agressões físicas e verbais. Porém, se faz presente em lei na Constituição, dos direitos sociais, que todos têm direito aos valores sociais, incluindo a segurança.
Atualmente no governo, predomina a democracia e não a tirania. De fato, opção sexual é um assunto que gera muitas polêmicas. Além de envolver a opinião individual e pública, engloba também: preconceito, aceitação da sociedade, influência que pode gerar nas crianças e jovens, questões religiosas(,) e entre outros. Assim como as mulheres lutaram por espaço e conquistas na vida social no passado (Feminismo, 1848), nos dias atuais, os LGBT fazem o mesmo. Com tudo Contudo, alguns direitos já foram conquistados, dos quais foram mencionados na coletânea**.
"Um por todos, todos por um." - Três Mosqueteiros. Essa frase deveria ser o lema de todas as pessoas das quais que convivem em sociedade. A mídia, por exemplo, através das novelas, demonstra que gays, lésbicas, bissexuais e transgênicos transgêneros são pessoas normais como todo mundo. Todavia Portanto, não a há motivos para discriminar. Infelizmente, a sociedade é assim. Discrimina tudo que acha "diferente", pois, discrimina até pessoas com alguma doença ou deficiência física.
A maior influência para as crianças, é o que os pais lhes ensinam. Existem programas que defendem os LGBT e as crianças precisam saber que, ter outra escolha sexual, não é motivo para reprimir alguém. Afinal, todo mundo é diferente um do outro. Pais do mesmo sexo, não têm porque influenciar uma criança. Com tudo, eles mesmos sabem como é difícil viver em comunidade quando se é julgado "diferente". Atualmente, a mídia expõe um lado mais liberal do assunto abordado, mas, não é questão de haver o certo ou o errado, é questão de respeito.
Em pleno século XXI, há muito o que mudar. Isso implicar dizer que, todos os direitos, sociais, educacionais, políticos, econômicos e morais deveriam ser por lei igual iguais para todos(,) sem distinção. Novas medidas socio-educativas socioeducativas deviam ser criadas para mostrar ao mundo que ser LGBT não é crime. Crime, é você agridir agredir e humilhar alguém. Existem muitas crianças abandonadas, e as pessoas deveriam ter consciência que, pais do mesmo sexo(,) quando adotam uma criança, estão dando a ela, o direito de sorrir e sonhar novamente.
"O homem faz o mal, porque não sabe o que é o bem."- Sócrates. Toda e qualquer pessoa, tem uma opnião diferente sobre esse assunto, e isso gera discussões. E deveria sim ser discutido, para poder chegar a um consenso geral, uma melhor forma de se conviver e relacionar com o próximo.
Comentários do corretor
* Trata-se de uma afirmação incoerente. Durante o período da Ditadura Militar no Brasil, não havia liberdade de expressão para os contrários ao regime. E o regime acabou apenas em 1985.
** Cite os direitos. Nem todo leitor terá acesso à coletânea e o seu texto precisa estar completo por si só, independente de outras fontes.
Atenção à grafia correta das palavras, à pontuação, ao emprego coerente de conjunções e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto, porém é preciso observar questões como objetividade, coerência nas afirmações e clareza das ideias.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |