Conforme a Biologia, cerca de 1500 espécies de animais possuem comportamentos homossexuais. Essa condição, porém, não é vista de forma tão natural nos seres humanos, os quais constroem a sociedade sobre os pilares do tabu e do preconceito. A diversidade sexual, assim, gera intensos debates acerca de sua legitimidade e da dificuldade de aceitação e de convivência.
Os indivíduos, nesse sentido, têm, historicamente, um padrão pré-estabelecido de conduta moral a seguir. É evidente, dessa forma, que, em uma organização social altamente conservadora, a homossexualidade, considerada até pouco tempo um transtorno psiquiátrico, é apontada como uma afronta às famílias tradicionais – formadas por homem e mulher. Sendo assim, não há reconhecimento de que cada ser humano tem suas vontades e o livre arbítrio para realizar suas escolhas afetivas, uma vez que, como diria Carl Sagan, nossas preferências não determinam o que é verdade.
Torna-se fundamental destacar, nesse contexto, que os debates sociais sobre tal tema são, em geral, acompanhados de elevada discriminação. Ainda que as leis prevejam a igualdade de todos, na prática, entretanto, a realidade é bem diferente. Isso porque a homofobia, a qual julga a diversidade sexual como uma anormalidade, ainda incita recorrentes casos de violência nas cidades. Não raro, desse modo, os jornais divulgam a ocorrência de espancamentos e inclusive homicídios de homossexuais. É necessário, então, necessária uma mudança de paradigmas em relação à sexualidade humana.
Percebe-se, portanto, que as diferenças afetivas ainda causam desconforto na sociedade. Para reverter tal quadro de preconceito, é imprescindível que as escolas promovam debates educativos, orientando os alunos que todas as pessoas merecem respeito(,) independente de suas escolhas. A mídia, ainda, deve investir em ficções engajadas, as quais evidenciem histórias homossexuais para desconstruir a ideia de que isso é uma condição anormal. Com apoio mútuo, assim, é possível legitimar todas as relações humanas e valorizar o pensamento de Mário Quintana: “A arte de viver é simplesmente a arte de conviver”.
Comentários do corretor
O texto aborda o tema proposto de forma clara, crítica e coerente. No entanto, falta objetividade. Não é necessário colocar a cada início de frase um termo de apoio como "assim, portanto, então, ainda". Isso deixa o texto truncado, de leitura difícil.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |