Muito tem se discutido, recentemente, acerca da diversidade sexual, debate este que não delimita-se apenas a à escolha da opção sexual, vai muito além, abrangendo também questões sociais, afetivas, políticas e religiosas.
Observando-se por um lado, a união homoafetiva traz pontos favoráveis para a sociedade, uma vez que pensando em casamento ( no Brasil, reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal como entidade familiar, a partir do dia 05/05/2011), logo vem a ideia da formação de família. A sociedade teria assim redução das estatísticas de crianças abandonadas, já que o número de adoção aumenta em vista de casais homossexuais, biologicamente não serem capazes de reproduzir.
Porém, ao observar o outro lado da questão, o casamento gay ( união de pessoas do mesmo sexo), traz um impacto muito grande para parte da sociedade, que sempre teve como estereótipo a formação da família, provindas da união do homem e mulher, preceitos estes herdados por doutrinas religiosas cristãs.
Desse modo, a opção da escolha sexual é de domínio muito polêmico e íntimo, ao que se analisa o direito particular de cada indivíduo envolvido. Não será(,) portanto, (a aprovação de) leis decretadas por poderes federais, que levará a uma aceitação da população, mas sim respeito a à expressão de liberdade de expressão que todos possuem, formados formada por princípios repassados no convívio do meio familiar.
Comentários do corretor
Atenção ao emprego da crase, a pontuação, à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino).
O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial, sem se aprofundar na temática e sem explorar elementos importantes disponíveis na coletânea e em outras fontes.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |