Diversidades - Banco de redações


Diversidade sexual: um debate social

Enviada em: 18/06/2015

Status:

Corrigida
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          A homossexualidade sempre existiu em todas as culturas e sociedades, porém hoje em dia as pessoas estão  assumindo-se com mais frequência e demonstrando seus afetos em público. Há também aquelas que preferem não se expor em virtude do preconceito que elas possam ter sofrer ou da própria não aceitação da família.

         Na Grécia antiga, o homossexualismo era tido como algo normal, (;) já em outras culturas era visto como um pecado passível de morte.

         A homossexualidade já foi considerada uma doença psíquica, mas em 1973 ele ela foi retirada do Código Internacional de Doenças (CID) e em 1990, riscada da lista da Organização Mundial da Saúde (OMS). Com isso(,) a palavra homossexualismo caiu em desuso, pois o sufixo “ismo” é usado para designar doenças.

     Porém(,) atualmente(,) o que se nota no Brasil é que muitas pessoas acreditam erroneamente que o homossexualismo é um comportamento antissocial, denotando-se que esta ainda tem um pensamento retrógrado e conservador.

      Os homossexuais são alvo de muito preconceito, sofrendo desde insultos verbais até agressões físicas, sendo estigmatizados pela sociedade. Há pessoas que não toleram a homo afetividade homoafetividade, chegando até a agredir os homossexuais.

    Faz-se necessário criar leis rígidas para pessoas que desrespeitem a condição sexual das outras.    É preciso que as escolas colaborem no combate a esse tipo de preconceito, debatendo a homo afetividade homoafetividade, não incentivando a opção sexual dos alunos, mas, ensinando-lhes a respeitar as diferenças individuais de cada pessoa, ensinando-se que todos nós somos diferentes e passíveis de respeito(,) independentemente da nossa sexualidade.

     Faz-se necessário também esclarecer ao alunado os alunos, que os homossexuais têm mais chances de contrair a AIDS(,) daí a importância de sempre usar camisinha nas relações sexuais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à coesão e coerência na estrutura das frases e à concordância de gênero (masculino e feminino).

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e crítica. No entanto, é possível desenvolver um raciocínio mais abrangente e organizado.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente