Estigma homoafetivo - Banco de redações


Diversidade sexual: um debate social

Enviada em: 18/06/2015

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

   A homoafetividade há três décadas era qualificada como doença pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e chamada de homossexualismo. Durante esse intervalo, a comunidade LGBT adquiriu algumas conquistas, dentre elas o casamento civil. Em contrapartida, esta comunidade ainda é estigmatizada por setores conservadores e discriminada. Tais práticas podem ser evitadas e condenadas.

   Em 2013, segundo a UFBA, cerca de 300 homossexuais foram mortos no Brasil em decorrência de homofobia; pouco menos da metade destes são do Nordeste. Tal região é conhecida pelo estereótipo do homem valente, corajoso e que possui papeis sociais bem definidos. Caso não haja conformidade entre tais padrões e os indivíduos, estes passam a sofrer constantemente com as consequências do preconceito.

   Este é motivado, principalmente, pelo heterossexismo e o conservadorismo. A instituição representante mais marcante destes é a Igreja, a qual considera como normal, apenas, a relação e a união entre homem e mulher. Porém, desde a Proclamação da República e com a consequente separação entre Estado e Igreja, o Brasil passou a ser laico e, atualmente, as famílias homoafetivas, segundo Maria Berenice*, adotaram o afeto como princípio, não padrões religiosos.

   Diante desse panorama de novas configurações afetivas, os pais das crianças não sabem como abordar o tema diante delas, ficando a escola responsável pela educação. O ensino sobre diversidade sexual é tratado como polêmico pelos familiares e, portanto, evitado por muitos professores. Sem o amparo do corpo docente, os alunos tendem a ser intolerantes quando adultos e, consequentemente, com os seus filhos, não saberão, também, como tratar o assunto.

   Portanto, torna-se necessária a criminalização da homofobia por parte do Governo** para coibir a discriminação sexual. Os pais e a escola devem desmistificar a homoafetividade através de materiais pedagógicos adequados e diálogos frequentes. Com isso, desaparecerá o estigma homoafetivo e haverá um consequente respeito.

Comentários do corretor


* Quem é Maria Berenice? Quando citar uma fonte, explique quem ela é para que o peso de sua fala seja maior, de modo que ela seja vista como alguém que tem autoridade sobre o assunto.

** Atenção, quem é capaz de tornar algo lei é o Legislativo. Em geral, quando fala-se em Governo, refere-se ao poder Executivo. Este pode apenas pressionar o Legislativo e/ou vetar ou sancionar novas leis criadas pelos deputados e senadores.

O texto aborda o tema proposto de forma objetiva, crítica e coerente, além de demonstrar bom domínio da norma padrão. No entanto, é possível trabalhar um pouco mais a clareza e o desenvolvimento da argumentação.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 2.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente