Grandes conquistas demandaram muito tempo no Brasil. O direito de voto feminino assegurado pelo então presidente Getúlio Vargas, em 1932, era desejado antes mesmo da proclamação da República. Na atualidade, é visto constantemente homoafetivos são vistos lutando em prol de seus direitos, luta essa que se inicia em suas casas e se estende para as ruas.
Antes de tudo, vale ressaltar que o preconceito contra pessoas homoafetivas ocorre por parte de seus próprios familiares. Parentes conservadores e evangélicos repudiam a homoafetividade, o que faz essa massa de indivíduos se inibirem. Com isso, essas pessoas sentem-se inferiores, o que pode acarretar medidas severas, como o suicídio, bem como foi veiculado pelo Diário de Pernambuco, em que um jovem tirou sua própria vida por não ser aceito pela família evangélica.
Se há famílias que descriminam discriminam, nas ruas as coisas tendem a piorar com pessoas desconhecidas. O fato de essa parcela de pessoas não terem liberdade em suas casas (faz com que elas vejam) eles veem as ruas como “válvula de escape”. Nesse caso, sentem-se à vontade e fazem práticas que não são costumeiras. Nesse ponto, os homofóbicos sentem-se atingidos e desrespeitados e agridem essas pessoas.
Fica nítido, portanto, que os homoafetivos buscam ser reconhecidos diariamente como cidadãos comuns, mas não raro são discriminados. Dessa forma, o Governo deve investir em especialistas e professores para explicar que a orientação sexual de um indivíduo é determinada por genes**, seja com palestras, seja por meio dos grandes meios de comunicação de massa. Além disso, é necessário necessária a fortificação de policias para assegurar a integridade e a segurança dessas pessoas nas ruas. Assim, fica evidente que o Brasil está numa luta que despende tempo, mas está no caminho certo para lograr vitória.
Comentários do corretor
* dispendiosa
** Ainda não se pode afirmar que a orientação sexual de um indivíduo é determinada por genes.
Atenção à grafia correta das palavras, à estruturação das frases e à concordância de gênero (masculino e feminino).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente com o ponto de vista defendido. No entanto, é possível desenvolver um raciocínio mais crítico e abrangente sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |