Não é novidade que, conforme o passar dos anos, as visões de mundo e as opiniões da sociedade se modificam. No mundo moderno, debates acalorados sobre a diversidade sexual são frequentes, visto que, os homossexuais estão, cada vez mais, assumindo-se publicamente. Parte da população apoia ações de inclusão social, em que os homossexuais lutam por igualdade. Outra, é contra a exposição do tema na mídia, e usa discursos carregados de moralismo como disfarce dos seus preconceitos.
A sociedade brasileira é pautada no tradicionalismo, na regra, no modelo imposto como “correto” por gerações atrás. Portanto, a “exceção” é refutada, gera estranheza e, é até considerada como uma doença humana. É o que ocorre com a homossexualidade: o diferente incomoda, principalmente, aqueles que tiveram uma educação mais conservadora ou religiosa. Assim, pessoas que se relacionam com outras do mesmo sexo acabam sofrendo discriminação e se isolando. Quando não, criam máscaras sociais e vivem angustiadas.
A influência das relações homoafetivas, principalmente, na formação das crianças(,) é um ponto central na luta por conquistas sociais. A sexualidade humana não é algo que se escolhe, e sim a essência individual. Não se pode optar pela sexualidade, da mesma forma que, mesmo convivendo diariamente com homossexuais, não necessariamente se é ou se tornará um. Portanto, a ideia de que a mídia incita crianças a se tornarem gays ou lésbicas não é real. Sendo que, mostrar relações homo e heteroafetivas como celebração ao amor, contribui para abrir mentes em relação a um assunto que ainda é tabu.
A convivência social exige respeito de todos para com todos. Respeitar os indivíduos não significa concordar com sua atitude ou achar que é o caminho certo a seguir, mas sim que, dentro de um sistema de diversas pessoas com múltiplos costumes, criação e descendência, julgar comportamentos alheios não cabe à consciência de cada um. E o que, em um primeiro momento, é visto como diferente(,) não significa que deve ser tratado assim.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e à objetividade na construção frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente com o ponto de vista defendido, além de explorar elementos pertinentes sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |