É notável que a diversidade sexual ainda é muito questionada no mundo. De fato todos os cidadãos possuem direitos iguais que independem de sua opção sexual, no entanto, essa escolha não é respeitada devidamente pela sociedade quando tratamos sobre os homossexuais, pois muitas vezes(,) por uma visão conservadora e tradicionalista, as pessoas acabam generalizando o caso e interpreta-o o interpretam de maneira errada ao invés de analisar os casos separadamente(,) como em outras ocasiões.
É interessante apontar, que os casos de violência contra homossexuais crescem mundialmente, o que agrava o quadro das desigualdades sociais existentes no país, visto que, as vítimas da homofobia sentem-se impelidas a reprimir sua orientação sexual, que por sua vez, podem se sentir excluídas e levá-las a um estado de depressão.
Ademais, a sexualidade é algo particular do ser humano, e o indivíduo não pode se sentir coagido a aceitar o homossexualismo por questões pessoais, mas terá a obrigação de respeitá-lo como cidadão e seus princípios para o bem estar da sociedade com um todo e do cumprimento da lei.
Em suma, faz-se necessário uma maior intervenção da escola do ensino médio, pois existe uma resistência dos próprios educadores para abordar o tema, (.) desse modo, as instituições educacionais poderiam promover reuniões, palestras e seminários com os alunos sobre a importância do respeito pelo cidadão, ajudando o adolescente a desenvolver uma cultura que trate sobre a homofobia de maneira objetiva e dinâmica. Além disso, também será importante a interação de psicólogos com os pais, para maior orientação e como abordar tal tema com seus filhos, disponibilidade da escola de psicólogas de plantão para ajudar alunos que sofreram com a homofobia e se encontram em crise ou depressão(,) e a conscientização e análise de cada indivíduo(,) que será imprescindível para a mudança cultual e moralidade da sociedade.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica, lúcida e coerente com o ponto de vista defendido.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |