Nascer, crescer, casar-se e ter filhos. Mas casar-se com o sexo oposto ou com o mesmo sexo? Em tempos mais remotos a resposta seria óbvia. Atualmente a última vertente vem ganhando força e confrontando o pensamento heteronormativo. Nesse contexto, emerge uma verdadeira polarização entre conservadores e liberais. Desse modo, é sempre válido lembrar que precisa-se sobretudo respeitar os direitos à liberdade de expressão e à escolha.
Durante muito tempo o modelo tradicional – homem, mulher e filhos, foi considerado a única e correta forma de estrutura familiar, principalmente pelos conservadores (que na sua maioria são os religiosos). Entretanto, na conjuntura atual, os homoafetivos vêm ganhando gradativamente mais espaço na sociedade brasileira e mundial. Constanta-se Constata-se (isso) em decisões favoráveis ao casamento civil entre pessoas do mesmo sexo (que já é permitido em países como a Inglaterra, desde 2014). Desse modo, é imprescindível enfatizar que paralelamente à “ascensão homoafetiva” emergem debates fervorosos entre essas duas correntes ideológicas.
Próximo ao Dia dos namorados, as redes sociais não retratavam outra coisa, senão – a campanha publicitária da empresa Boticário, que referia –se aos casais de namorados, entre eles os de gays. De um lado, postaram-se as pessoas que censuravam veementemente a aparição deste comercial, os conservadores(;) e(,) do outro, aqueles que por sua vez viram na propaganda apenas um “retrato” do que já acontece no cotidiano, os considerados liberais. Porém, muitas vezes esses debates tomam proporções exageradas e puníveis(,) chegando ao extremo, à violência.
Basta ligar a televisão, ler um jornal ou acessar um portal de notícias, que não encontra-se dificuldades em observar casos de violências verbal e física contra os gays. O último, mais grave(,) e vêm vem infelizmente aumentando a cada dia a frequência de acontecimentos. Sendo assim, cabe principalmente ao governo coibir e inibir esse tipo de crime.
Dessa forma, percebe-se que a discussão sobre a diversidade sexual é válida, desde que, haja um consenso, uma ponderação e(,) sobretudo(,) um respeito à liberdade. Nesse caso, deve haver, sim, essa polarização entre os considerados conservadores e liberais. Entretanto, cabe à sociedade e às ONGs fiscalizarem efetivamente e manterem o equilíbrio desses debates sociais através de campanhas de conscientização. Simultaneamente, cabe ao governo aumentar a fiscalização nas redes sociais para que não haja crimes motivados por essa questão. Assim teríamos pessoas mais inteligentes, pois segundo Augusto Cury “Pessoas inteligentes não discriminam ou diminuem”.
Comentários do corretor
* Não se usa ponto final em título.
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e coerente com o ponto de vista defendido, além de explorar bem elementos que ajudam a ilustrar o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |