Em 1963, movimento da contracultura que tinha como objetivo quebrar os valores estabelecidos por uma sociedade conservadora serviu de inspiração para diversas discussões, entre elas, a diversidade sexual. Cansados da opressão da massa padronizada, o grupo LGBT resolveu lutar pelos seus direitos, os quais ainda atualmente não foram plenamente concebidos. Baseado nessa perspectiva(,) fica evidente a necessidade de discutir sobre a diversidade sexual e a rejeição de uma sociedade desinformada(,) que dificulta o reconhecimento desse grupo.
A partir de uma análise inicial, é imprescindível entender que as diferentes orientações sexuais são fenômenos naturais, e não sociais. Isso porque as pessoas desenvolvem seus sentimentos ao longo da vida, descobrindo seus desejos únicos e individuais, não necessitando de uma orientação social, apesar de que muitas vezes são obrigadas a negarem tais desejos para serem aceitas pela sociedade. Dessa forma, segundo o filosofo Fromm ``o homem se sente melhor quando incluído na massificação comportamental, não destoado dos demais indivíduos ao seu redor´´.
Por conseguinte, observa-se que o preconceito social é gerado pela falta de informação. Isso acontece porque temas importantes para o desenvolvimento social são considerados tabus, assim, debates essências essenciais são postos de lado, e as pessoas ficam com apenas uma única visão do mundo(,) que julgam ser justa, (.) com isso(,) a comunidade LGBT é descriminada discriminada por ser vista como algo contrário ao mundo idealizado pela maioria, levando a práticas como exclusão, humilhações e mortes. Prova disso é o dado da revista eletrônica Brasilpost(:) que divulga: a cada 28 horas, um homossexual é morto por homofobia no Brasil.
Infere-se, então, que a intolerância a à diversidade social é gerada pela desinformação, impedindo que a comunidade LGBT seja reconhecida. Com isso, torna-se necessário que ONG’s(,) em parceria com instituições educacionais, ofereçam um maior espaço para discussão do respeito à diversidade sexual por meio de programas educativos que representem todos os tipos existentes de família, assim como dizia o líder Nelson Mandela ``a educação é a mais poderosa das armas para mudar o mundo´´ dessa intolerância humana.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras. à concordância de número (singular e plural), à pontuação e ao emprego da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e coerente com o ponto de vista defendido, explorando bem elementos disponíveis na coletânea que ajudam a ilustrar a questão.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |