Desde (as) escrituras bíblicas até a psicanálise Freudiana, deparámos-nos deparamo-nos com exemplos polivalentes sobre a sexualidade do homem. Porém, romper tabus e contrapor concepções já pragmatizadas na sociedade sobre diversos temas, dentre eles a opção sexual, é uma tarefa árdua.
Em sua obra, "Três ensaios sobre a teoria da sexualidade", Freud descreve que o engatinhar para a construção e descoberta sexual humana é gerada da “libido”, ou seja, do desejo e prazer que se desperta na infância, inconscientemente, e manifesta se manifesta-se com mais expressividade na adolescência. A partir dessa fase, a pessoa irá “escolher” entre se enquadrar dentro de um padrão de aceitabilidade heteroafetiva ou ser considerada a ovelha negra da criação divina e conviver em uma sociedade de pensamentos arcaicos e preconceituosos.
Tais opções é um reflexo de seres presos a uma mentalidade ufanista religiosa(,) que, usam frases clichê do tipo: “ Deus criou o homem para a mulher”, tentando assim estereotipar sua visão preconceituosa. Todavia, vive se vive-se em uma sociedade democrática, laica, que tem como princípio o cumprimento de direitos e deveres, o que não torna cabível a ninguém obrigar a pessoa ser um heterossexual.
Diante disso, é de suma importância que a mídia, as escolas e o meio social insistam em abordar a temática em questão, buscando sempre dinamizar o assunto, mudar a forma de ver, agir e se relacionar com pessoas de diferentes opções sexuais, mostrando que cada um é singular no jeito de ser e pensar, ensinando que o respeito tem que ser recíproco e a igualdade de direitos iguais.
Comentários do corretor
*Da psicanálise Freudiana a à modernidade preconceituosa*
Atenção à concordância de número (singular e plural), à grafia correta das palavras e à pontuação.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e coerente com o ponto de vista defendido.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |