Na contemporaneidade, nota-se o aumento da quantidade de pessoas que têm preferência sexual diferente do modelo tradicional de relacionamento, denominadas homossexuais. Apesar disso, na sociedade brasileira, a boa convivência e o respeito precisam ser melhorados, pois os homossexuais ainda são vítimas de agressão por parte de pessoas homofóbicas.
Para reduzir o quadro de violências, é necessário que o indivíduo(,) desde cedo, aprenda a ser tolerante com as diferenças. A escola, portanto, é um ambiente que deve ajudar a promover esse aprendizado. A diversidade sexual pode ser trabalhada de forma pedagógica, por meio de obras literárias, imagens e jornais. (,) Além de debates e rodas de discussões onde os alunos possam falar sobre temas variados.
A escola, no entanto, não é o único local (em) que se pode promover a tolerância sexual. A sociedade precisa se habituar a respeitar qualquer tipo de diferença, seja ela religiosa, racial, econômica ou cultural. As ofensas, denominadas como brincadeiras, ou mesmo piadas promovidas contra as pessoas que não seguem o parâmetro usual, devem ser desestimuladas, visto que normalmente demonstram intolerância, hostilidade e desrespeito.
Por outro lado, é necessário ter bom senso para não rotular qualquer comportamento como discriminatório. Se um indivíduo não apoia a homossexualidade, seja por questões religiosas, orientação familiar ou cultural, por exemplo, não pode ser julgado como preconceituoso. O preconceito vai muito além de uma opinião diferente e trata-se de um sentimento hostil, assumido em consequência da generalização apressada, concebida sem exame crítico.
Em virtude dos fatos mencionados, é imprescindível que o governo invista em ações pedagógicas para que o assunto sobre diversidade sexual seja discutido nas escolas. É preciso também investir na formação continuada dos professores, para que sejam orientados sobre a forma correta de lidar com casos de homofobia na sala de aula. Em outros ambientes, como de lazer e trabalho, as pessoas devem respeitar a individualidade e a escolha de cada indivíduo. Desse modo, a convivência se tornará mais pacífica e harmoniosa.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à coesão frasal.
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e coerente com o ponto de vista defendido.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |