Muito se tem discutido sobre a união de pessoas do mesmo sexo. Para analisarmos, basta observar que mesmo com todas as mudanças, ainda há um retrocesso sobre esse diferencial no ponto de vista da sociedade.
A revista Época realizou uma enquete de quem era contra a união civil de gays, cerca de 55 % desses entrevistados foram contra, ou seja, mais da metade dos que participaram dessa pesquisa. No entanto, vemos que hoje em dia a rede televisiva está começando a acrescentar casais homossexuais em novelas com o intuito de acabar com esse preconceito.
Prova disso, é que(,) ao lermos jornais(,) há sempre uma manchete sobre agressões(;) ou(,) ao sairmos de casa(,) ouvimos alguém comentando sobre esses cidadãos. Entretanto, já percebemos que eles já não são uma unanimidade entre nós e estão dispostos a conseguir ser incluídos por todos, assim como os negros que até hoje são julgados pela fama de escravos.
Contudo, é impossível mudar aquilo que já é construído desde que nascemos. Somos capazes de um pensamento crítico através do que é nos (é) passado do que seria certa ou errada certo ou errado, toda via como será possível transformar essa reflexão se os conceitos dessas duas palavras se estão desatualizadas desatualizados para os dias atuais. (?)
É imprescindível, portanto, afirmar que vivemos em um país democrático, ou seja, temos liberdade para ser quem queremos ser e não sermos os que os outros querem que sejamos. Infelizmente, não é bem esse o papel da mídia, por isso dependemos apenas das instituições de ensino e do apoio familiar a fim de conscientizar os futuros nossos futuros pensadores(.) para isso precisaram precisarão* primeiro modificar suas ideologias “das cavernas”.
Comentários do corretor
*Quem "precisarão"? Construção frasal não ficou clara.
Atenção à grafia correta das palavras, à pontuação e à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino).
O texto aborda o tema proposto de forma objetiva e crítica. No entanto em alguns trechos o raciocínio precisa ser mais organizado e melhor desenvolvido.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |