Os direitos individuais dos homoafetivos desfavorecem os direitos de liberdade e opinião dos outros? - Banco de redações


Diversidade sexual: um debate social

Enviada em: 12/06/2015

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O direito individual a à orientação sexual é uma questão bastante discutido discutida pela sociedade. Diante dessas discussões(,) é necessário refletir de que forma os direitos e a liberdade individual afetam ou restringerem restringem os direitos de outros.

Os direitos a à liberdade de expressão e opinião são assegurados pelo Direito Internacional dos Direitos Humanos.Em contra-ponto contraponto deve ser considerada considerado que opiniões contrárias não é são de nenhum modo discriminação - se assim fosse todo toda discordância seria um crime - afinal todos possuem o direito de proteger seus valores legalmente(,) por meios democráticos.

É importante afirmar que homoafetivos possuem os mesmos direitos civis que qualquer cidadão possui dentro dos limites da razão*, porém os direitos de minorias são impostos a à sociedade e os demais grupos sociais são cada vez mais persuadidos a aprovar o comportamento homossexual não como uma opção(,) mas uma obrigação social que impedem manifestações contrárias a à homossexualidade.

 As preferências sexuais (são) de cada um, desde que não envolvam coerção ou abuso de crianças ou animais, porém ninguém é obrigado a concordar com tais práticas que agridem moralmente a cultura e as crenças da maior parte da população brasileira. Especialmente em relação ao conteúdo apresentado às crianças nas escolas e na mídia.

Pessoas homossexuais devem ser respeitadas. Do ponto de vista filosófico(,) tal imposição (de) relativização relativização sobre a  moral(,) e ainda  sob o argumento de “liberdade e diversidade”, abre precedentes ao surgimento de novas demandas(,) como o reconhecimento legal da união incestuosa de dois irmãos adúlteros, homicidas, traficantes, contrabandistas, sonegadores, fanáticos religiosos**… — também vão querer mudar a lei em favor de qualquer coisa que julguem justo a sociedade que deseja preservar os seus valores morais.

Comentários do corretor


* O que seria essa "razão"? Para alguns, é que eles tenham rigorosamente os mesmos direitos que qualquer outra pessoa, como civis que são. Para outros, eles não poderiam se casar, nem se relacionar em público (mãos dadas, por exemplo), nem adotar filhos. A questão é que a "razão" é relativa, o direito também deve ser? Reflita e vá um pouco além no desenvolvimento de seu raciocínio.

** Comparar pessoas homoafetivas com traficantes, contrabandistas e sonegadores, afirmando que o resguardo por equidade de direitos levará a precedentes para resguardo de direitos dessas categorias de criminosos é, sim, bastante preconceituoso. O que tem a ver a orientação sexual com comentimento de crimes?

Atenção à grafia correta das palavras, ao emprego da crase, à concordância de gênero (masculino e feminino) e de número (singular e plural) e à pontuação.

O texto aborda o tema proposto, porém a base da argumentação denota preconceito, conforme a segunda observação, além de superficialidade, conforme a primeira. Leia mais sobre o assunto e cuide para não deixar transparecer afirmações preconceituosas, que colocam homossexuais no mesmo patamar que criminosos.

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 0.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 0.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 0.5
NOTA FINAL: 3.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente