É comum vermos, hoje em dia, pessoas se relacionando com outras do mesmo sexo. Entretanto, antigamente não se via, nem ouvia falar sobre esses casos, de homossexualidade. Mas, acredita-se que relações desses tipos sempre existiram(,) desde os primórdios, de nossa civilização. Visto que, agora que o assunto virou a sensação de debates, no mundo inteiro, sobre esse assunto, surgem algumas perguntas como: será que a homoafetividade deve ser encarada como relação normal? E casais desse tipo devem ter os mesmos direitos que um casal heterossexual?
O entendimento de que homem é homem, e mulher é mulher fica sendo martelado na cabeça de pessoas - porque levam para o lado da religião. Tem até quem pense que a homossexualidade é uma doença mental ou genética, porém não há pesquisas que comprovem tais fatos. Desse modo o preconceito tende, somente, a aumentar. Aí que entra a família.
Em nosso país, esse assunto ainda é visto com olhares preconceituosos, entretanto as pessoas têm que se conscientizar e reconhecer que o indivíduo tem o direito de escolher com quem ele queira quer se relacionar. Como as famílias de hoje estão passando por uma transformação, e que deve ser respeitada como outra qualquer, as politicas educacionais têm que entrarem em ação desde certa idade. (,) Para inibir a descriminação discriminação.
Aliás, o preconceito não deve existir porque cada cidadão deve se importar somente com sua vida, mesmo que não concorde com tal atitude ele deve respeitá-la e não manifestar-se nenhum contra. No entanto, tais atitudes contra a livre escolha vêm sendo repudiadas, visto que estão infligindo infringindo os direitos humanos.
Cabe, portanto, ao governo, à família e aos demais segmentos sociais estimular o senso crítico a partir do debate em escolas e creches, de forma a instruir que cada um é livre pra escolher com quem ficar e construir uma família. E mesmo não aprovando, têm que manter respeito. Porque sendo heterossexual ou homossexual, isso não faz ninguém melhor, e nem pior, que ninguém.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, além de explorar bem elementos da coletânea.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |