Atualmente, a diversidade sexual tem gerado uma sequência de críticas e consequências no âmbito social. Ao remeter esse debate, é preciso analisar sobre diferentes aspectos. Há um contexto histórico surgido na década de 80, onde “gays” eram os maiores causadores da AIDS, se aplicando posteriormente à a todos que praticavam ato sexual com infectados com o vírus.Com o passar do tempo as diversidades de gêneros, direitos civis e religiosidade passaram a travar uma “guerra” que se repercute até os dias atuais.
Mas se tratando de mudanças que envolvem as convicções de cada indivíduo, todos querem defender os seus direitos com toda gana, sem entrar em um consenso. Aqueles que compõem o grupo “LGBT” ou os favoráveis à este grupo, querem ser tratados como qualquer cidadão, tendo os seus direitos assegurados, sem sofrerem discriminações ou zombarias. Contudo, os que são religiosos ou concordantes, são contra as manifestações exageradas públicas exageradas ou casamentos, já que não condiz com os preceitos religiosos dos quais eles acreditam. Não se pode generalizar ou aceitar quaisquer forma de violência dentro de uma cidadania estabelecida, independente de suas crenças.
Entretanto, percebe-se que ambas as partes praticam o preconceito e o desrespeito. Se pararmos para analisar, ambos estão querendo impor um radicalismo em sua visão de “sociedade dos sonhos”, tornando-se intransigentes. Como podemos esperar um convívio pacifico e um progresso social, se um simples direito de escolha pessoal, seja ela sexual ou religiosa, sofre desconsiderações e revoltas por todas as partes. (?) Vivemos ou não em um sistema democrático? Como dizia Albert Einstein: “A mente que se abre a uma ideia, jamais voltará ao seu tamanho original”.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao emprego da crase e à coesão e organização das frases.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente. No entanto, é possível explorar melhor elementos da coletânea e de outras fontes para ilustrar o assunto e tornar o posicionamento mais crítico.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |