Com o surgimento e fortalecimento do cristianismo, ficou empregado na sociedade o princípio de que “o homem e a mulher foram criados um para o outro”. Entretanto, aumenta-se cada vez mais o número de pessoas com relações que contrariam esse princípio, fato que tem gerado grande polêmica nos vários segmentos da sociedade.
A diversidade sexual já está bastante presente no cotidiano popular, no entanto, ainda está longe de ser considerada normal para a maioria das pessoas. A grande prova disso são as diversas notícias que relatam a homofobia praticada por pessoas que mantêm o pensamento tradicionalista.
Essa homofobia é retrada em casos de violência física e psicológica, ocasionadas ocasionados pelo fato de que algumas pessoas não conseguem respeitar os direitos dos outros.
Contudo(,) os ganhos que as comunidades LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros) vêm obtendo, como a possibilidade de uso do nome social pelos transgêneros em algumas instituições públicas, demonstram que parte da população conseguiu evoluir ao ponto de perceber que a opção sexual é algo totalmente particular dela.
Sendo assim, fica claro que é necessário necessária a à criação de mais leis para preservar os direitos dos “diferentes”, como a transformação de homofobia em crime, pois se parte da população ainda não consegue respeitar as diferenças, cabe à legislação defender suas garantias.
Comentários do corretor
Atenção à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino) e ao emprego da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e coerente com o ponto de vista defendido.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |