Com a expansão do Cristianismo no mundo ocidental, consolidou um padrão comportamental: a heterossexualidade. Esta vem sendo desconstruída desde o final do século passado. Assim, deu-se espaço à diversidade de sexo e gênero na contemporaneidade.
No Brasil, o debate está vinculado à militância LGBT(Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Transgêneros e Travestis)e ao Feminismo. Pois ambos lutam por equidade e desmistificação das sexualidades. Uma vez que a homoafetividade já foi considerada como prática pecaminosa e uma doença. Por isso, abordar o assunto na mídia ajuda a visibilizar minorias marginalizadas durante séculos.
Entretanto, camadas conservadoras e fundamentalistas religiosos ainda renegam essa pluralidade. Além de fomentarem o retrocesso institucional e o preconceito. (,) Esses, desejam negar-nos um bem comum: a cidadania. (,) Em que de acordo com a qual direitos e deveres são exercidos por todos, independente da sua orientação sexual.
Portanto, difundir o pensamento plural é reconhecer nossa própria identidade. (,) Haja visto vista que somos fruto da profusão cultural e convivemos com a diversidade desde o período colonial. Mas, ainda assim(,) temos dificuldades de lidar com as diferenças.
Dado isso, precisamos criar situações pedagógicas e educarmo-nos uns aos outros. (,) Descentralizando o a educação do campo escolar e nos afirmando como educadores em potencial. O conhecimento compartilhado pode esclarecer as dúvidas de quem ainda tem preconceito. Logo, a resistência contra as fobias devem ser diárias(,) sejam elas: homofobia, transfobia, lesbofobia e bifobia.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de gênero (masculino e feminino), ao uso devido de conjunções e pronomes relativos e à construção frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente com o ponto de vista defendido e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |