A diversidade sexual é um tema muito discutido na atualidade, uma vez que casais homossexuais adquiriram o direito da união civil em diversos países, e, recentemente, no Brasil. Contudo, ainda existe preconceito contra gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros em diversas esferas da sociedade.
Historicamente, o comportamento sexual nem sempre foi considerado pecador ou imoral. Na Grécia antiga, era comum existir casais homossexuais, o que era aceito naturalmente por todos. Após a idade média, com a forte influência da igreja católica, a união homoafetiva passou a ser vista como algo ruim.
Atualmente, no Brasil, grupos homossexuais já deram um grande passo na busca de igualdade conquistando o direito da união civil, embora a aprovação da lei tenha sido tardia se comparada à a outros países. Na Holanda, Espanha e no Canadá, por exemplo, a adoção de crianças por pessoas do mesmo sexo já foi legalizada.
Segundo pesquisas realizadas pelo Grupo Gay da Bahia, foram contabilizados 312 assassinatos de homossexuais vítimas de homofobia no Brasil, com o índice de uma morte a cada 28 horas. É pertinente a criminalização da homofobia em território brasileiro, uma vez que o preconceito racial, religioso e outros já são considerados crimes sujeitos à a diversas punições, mas a homofobia não.
Diante dessa realidade, medidas igualitárias já deveriam ter sido tomadas pelo Estado há mais tempo, porém, não é tarde para tomá-las. A sociedade e as escolas têm o papel de conscientizar o indivíduo desde cedo e condenar qualquer tipo de preconceito. Pois, apenas com o respeito e a aceitação de todos, a homofobia poderá acabar um dia.
Comentários do corretor
Atenção ao emprego da crase.
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e com exemplos e dados que ilustram bem a discussão.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |