A homoafetividade não é algo novo, desde a invenção da escrita a há relatos de sua existência(.) os gregos(,) no auge de sua civilização(,) já aceitavam e incentivavam sua prática, (.) a homossexoalidade esteve presente em todas as civilizações conhecidas até hoje, porém ocorreu e ainda ocorre um repúdio maior por parte das sociedades judaico-cristãs, (.) entretanto(,) esse tema nunca foi motivo de tantos debates como na atualidade, (.) a mídia(,) principalmente as telenovelas e as campanhas publicitárias(,) vêm sendo uma importante ferramenta no combate ao preconceito, e (incentivo) ao reconhecimento da igualdade de direitos entre os diversos gêneros.
Nas escolas deve ser trabalhado o tema da variedade de gêneros sexuais, com o intuito de expor as diferentes formas de família e de sexos, mostrar as crianças que o mundo não é apenas constituído por homens e mulheres heterossexuais, para assim formar adultos livres de preconceitos e cientes da diversidade existente, (.) também (deve haver um) incentivar incentivo (para) os gays a lutarem por seus direitos e demonstrarem que ser homossexual é normal(,) não importe importa a resistência de parte da sociedade.
A violência de qualquer forma contra os homossexuais, bissexuais e transgênicos transgêneros (LGBT) deve ser combatida e penalizada, por meio de leis mais severas e de ferramentas que impeçam a discriminação de pessoas devido a à sua orientação sexual, (.) não pode ser tolerada em hipótese alguma a homofobia, pessoas devem ser tratadas como seres humanos(,) não importa suas escolhas, sejam elas religiosas, sexual sexuais ou ideológicas.
A identidade sexual de cada um deve ser tolerada e respeitada, pois não cabe a ninguém julgar e condenar as escolhas particulares de cada indivíduo, (.) todos somos livres, e a liberdade deve ser garantida pelo Estado, pois cada cidadão deve ter seus direitos preservados(.) assim como o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a união estável entre casais do mesmo sexo como entidade familiar(,) toda a sociedade também deve reconhecer .
Comentários do corretor
* Homofobia: um mal que ainda persiste
Atenção à grafia correta das palavras, à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e à unidade na escrita (se começar a numerar fatores usando substantivos, manter esse padrão. E vice-versa, para o caso do uso de verbos).
O texto aborda o tema proposto de forma objetiva, coerente e crítica. No entanto, problemas de pontuação podem tornar o texto confuso. Tome um cuidado especial neste aspecto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |