Muito discriminados em um passado recente, os membros da comunidade LGBT vêm adquirindo importantes direitos. Entretanto, tais conquistas vêm sendo por vezes hostilizadas por grupos mais conservadores da sociedade. Essa fobia, ou melhor: (,) homofobia, provém de estigmas que sempre são suscitados quando se fala em direitos dessa minoria.
Exemplo clássico que pode ser relacionado é a conquista de direitos pelos negros no século passado. Assim como naquela época qualquer direito concedido era imediatamente hostilizado, o mesmo ocorre hoje com grupos reacionários que insistem em negar direitos básicos aos homossexuais. Hoje, dizer que um casal negro não pode adotar uma criança é um absurdo, do mesmo modo, tal frase deveria se aplicar a casais homoafetivos.
Outro ponto que vem impedindo a convivência de diferentes pessoas e opções sexuais sob os mesmos direitos é a histórica capacidade do cidadão médio de confundir direito com dever. Deste modo, muitos deixam de perceber que permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo não é destruir a família tradicional, mas sim ampliar o limitado conceito de família atualmente utilizado. Do mesmo modo que o conceito de amor é inclusivo, o de família deveria passar a ser.
Assim sendo, se faz necessária uma remodelagem não só no conceito de família, mas sim no conceito de tolerância e respeito para com as demais opções sexuais. Para isso, é preciso uma educação, ou em vários casos reeducação, que vise à implosão de conceitos arcaicos impostos sob esse grupo a há muito tempo. Deve-se buscar uma sociedade onde não exista união ou mesmo família intrinsecamente boa, mas sim onde todos os modelos sejam aceitáveis.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural).
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica, bem desenvolvida e coerente com o ponto de vista defendido.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |