A homossexualidade ou homoafetividade, como também vem sendo chamada, há muito tempo vem ganhando espaço em diversos campos de debates e trazendo consigo reflexões das mais variadas possíveis: uma delas (é) a questão da orientação sexual.
O homem, como um ser social, vive constantemente em grupos, (.) no mundo contemporâneo(,) este agrupamento vem se diversificando. Na sociedade, como um todo, se tem há grupos de vários tipos: etários, religiosos, ambientalistas, esportistas, etc; todavia surgem em meio a tanta polêmica, o grupo dos homossexuais, que se pode dizer, representando uma fração da sociedade em que se encontram os bissexuais, os trangênicos transgêneros e outros. Fatos como estes citados têm gerado discussões e fez fizeram surgir debates acerca da diversidade sexual.
Em décadas passadas mal se ouvia falar em assuntos desta natureza, pois de forma mais que absurda, a opção sexual a qual o homem fizesse parte e que “divergisse” dos padrões concebidos e/ou conhecidos, a exemplo da relação apenas entre homem e mulher, poderiam ser interpretados como aberrações ou até mesmo como seres portadores de doenças psiquiátricas. Com a evolução dos tempos esta visão mudou de contexto e despertou no mundo inteiro a temática da sexualidade, colocando-a em foco, o que tem sido de grande valia, pois não se pode mais fugir e deixar de discutir assuntos desta natureza.
Temas como estes devem ser trabalhados nas escolas entre os jovens e as crianças, em de modo que os mesmos, independentemente de suas preferências ou crenças, poderão ver de forma crítica que hoje não é mais a questão de discriminar ou de não aceitar, simplesmente, mas quaisquer que sejam os grupos das escolhas a nível sexual, o homem faz parte de um único grupo: o do ser humano, conjunto este que está acima de quaisquer convenções existentes, o qual (o homem) (e) apenas por isto deverá ser respeitado em seus anseios e desejos.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural), à grafia correta das palavras, à concordância verbal e à coesão na estrutura das frases.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica. No entanto, é possível desenvolver uma argumentação melhor embasada, com fatos e dados que ilustrem melhor o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |