As discussões sobre diversidade sexual se mostram cada vez mais recorrentes. Mas, na verdade, sempre existiram debates entre as pessoas para a situação de homoafetividade. Com a evolução na compreensão de diversos grupos de pessoas, sejam eles, ou governantes ou das diversas camadas sociais, surge-se a necessidade de entendimento de toda sociedade. (,) Pois, os homossexuais já conquistaram leis a seu favor e são seres humanos que têm o direito de serem felizes.
Em 05 de maio de 2011 o STF – Supremo Tribunal Federal reconheceu a união estável entre casais de mesmo sexo como entidade familiar. Por meio das leis, um casal homossexual pode oficialmente adotar uma criança. Os governantes, indivíduos eleitos pelo povo, já aderem à ideia de igualdade de pessoas homoafetivas. Não é crime a escolha da orientação sexual, mas sim, o racismo praticado contra essas pessoas.
A decisão de orientação sexual é um direito de cada cidadão. Um conjunto de ações executadas pelo corpo e experiências vivenciadas pelo indivíduo desde o seu nascimento, oferecem propriedade a ele para tomar sua própria decisão de orientação. Não cabe ao povo julgar ou criticar, pois, cada um sabe o caminho que o fará feliz.
Em suma, os debates sobre diversidade sexual estão em destaque. Mas, convêm à sociedade evoluir suas concepções. Para isso, devem entender que homoafetivos existem desde o surgimento do homem e sempre existirão! O governo pode contribuir para a solução desse impasse, promovendo programas para explicar ao povo os motivos pelos quais um indivíduo se torna homoafetivo. Além disso, desenvolver ações de conscientização nas escolas e aos para os pais, com o objetivo de orientá-los para uma melhor aceitação dessas pessoas na comunidade.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras, à pontuação, à coesão e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |